Nos Estados Unidos (EUA), o secretário de Saúde da Flórida está recomendando que apenas pessoas com mais de 65 avaliem tomar, depois de se consultar com um médico, a nova vacina de reforço contra covid, que acabou de ser aprovada pelo governo federal.
“Com base na alta taxa de imunidade global e nos dados atualmente disponíveis, o Cirurgião Geral (secretário de Saúde) recomenda contra dose de reforço da vacina para COVID-19 para menores de 65 anos. Indivíduos com mais de 65 anos devem discutir esta informação com o seu prestador de serviços de saúde, incluindo potenciais preocupações descritas nesta orientação.”
A nota fala em diminuição da eficácia das vacinas depois de 4-6 meses, inclusive com o maior risco de pegar o vírus depois desse período, o risco de desenvolver miocardite, entre outros. O secretário recomenda exercícios físicos, alimentação saudável e aumento dos níveis de vitamina D como forma de mitigar o risco da covid, e de outras doenças respiratórias.
Já o CDC, ligado do governo federal, recomenda que todos os americanos com mais de 6 meses de idade tomem a dose da nova vacina.