Segundo turno: Pesquisa XP com a população – Eleições São Paulo 2020

0
29
A primeira pesquisa XP/Ipespe com divulgação exclusiva pelo jornal Valor Econômico para o segundo turno da disputa  pela prefeitura de São Paulo mostra que, se a eleição fosse hoje, o prefeito Bruno Covas (PSDB) seria reeleito com 48% dos votos totais, contra 32% de Guilherme Boulos (PSOL). Nos votos válidos, Covas vai a 60% contra 40% de Boulos.

Outros 15% dizem que votarão em branco, nulo ou nenhum, e 5% não responderam. Segundo o levantamento, 79% declaram que a decisão sobre o voto é definitiva.

O resultado mostra um estreitamento da diferença entre os dois candidatos quando este cenário ainda era uma  simulação. Na última pesquisa antes do primeiro turno, Covas recebia 55% dos votos e Boulos, 24%, em um eventual segundo turno.

A pesquisa mostra ainda que a rejeição ao candidato do PSOL é maior que a do tucano: são 42% os que dizem que não  votariam em Boulos de jeito nenhum, contra 35% que não dariam seu voto a Covas em nenhuma hipótese.

A pesquisa ouviu 800 eleitores paulistanos nos dias 16 e 17 de novembro. A margem de erro máxima é de 3,5 pontos  percentuais. O registro é TSE SP-06628/2020.

MIGRAÇÃO
O cruzamento dos dados da pesquisa mostra que Bruno Covas é o principal herdeiro dos votos de Márcio França (recebe  47% dos eleitores do primeiro turno, contra 31% recebidos por Boulos), de Celso Russomanno (45% a 6%) e de Arthur do
Val Mamãe Falei (68% a 5%). Já Boulos recebe apoio majoritário apenas dos eleitoes de Jilmar Tatto (72% a 20% de  Covas).

Entre os que admitiram não ter ido votar no primeiro turno, 43% declaram voto em Covas no segundo e 18%, em Boulos.

PREFEITURA
O levantamento mostra, pela primeira vez, estabilidade na avaliação positiva da prefeitura de São Paulo, interrompendo tendência de alta observada desde o início da campanha. Hoje, são 37% os que consideram a administração ótima ou  boa, contra 38% na semana passada. Os que a veem como ruim ou péssima também oscilaram um ponto para baixo, de  22% para 21%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui