Sejus e Casa Civil lançam plano destinado a pessoas com deficiência

0
15

A Secretaria de Justiça, Direitos humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e a Casa Civil lançam  nesta segunda-feira (2), às 11h, no Palácio do Buriti, o “Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite DF”, na abertura das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, que se estenderá até o dia 8 de dezembro.

O documento pretende garantir, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações e o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência no Distrito Federal.

Além do lançamento do Plano ocorrem atividades como a divulgação do Crédito Facilitado/Crédito Inclusão; exposição de material em braile; apresentação de vídeos institucionais; cadastro de pessoas com deficiência no BRH Acessível (banco para encaminhamento profissional); e exposições de Tecnologia Assistida e do Projeto Versátil, que trabalha com impressões em alto relevo.

Em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia mais de 573.800 pessoas com alguma deficiência no Distrito Federal.
EIXOS – Composto por 35 projetos, o Plano se divide em quatro eixos: Inclusão Social, Educação, Saúde e Acessibilidade. Na execução das ações participam 23 entidades e órgãos representantes e parceiros.

Na Educação, o programa “Caminho da Escola” entregou 32 ônibus escolares acessíveis, enquanto no programa “Escola Acessível” estão em andamento reformas que visam à acessibilidade em mais de 200 escolas públicas.

No eixo Saúde, foi inaugurado o Centro Especializado de Habilitação e Reabilitação, na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga, que recebeu transporte acessível para acesso ao local. O programa “Oficinas Ortopédicas”, do mesmo eixo, entregou, até agosto de 2013, mais de 5 mil equipamentos de auxílio à reabilitação, como cadeiras de rodas e aparelhos auditivos.

Quanto ao eixo Acessibilidade, no sistema de transporte público, individual e coletivo do DF, está sendo entregue 100% da frota acessível; os equipamentos públicos são reformados e construídos com acessibilidade universal e o programa “Minha Casa, Minha Vida” constrói moradias com acessibilidade.

No eixo Inclusão Social foi implantado o Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Ciapede). Localizado na estação de metrô da 114 Sul, o Centro facilita o acesso dessa população aos serviços do GDF, por meio de soluções inovadoras e atendimento de excelência.

PRODUÇÃO – Para a elaboração do “Viver sem Limite DF”, foi instituído o Grupo de Articulação e Monitoramento da Política Pública para as Pessoas com Deficiência, coordenado pela Casa Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus).
A população também pôde contribuir para a melhoria dos projetos apresentados por meio de consulta pública, lançada em outubro deste ano. Durante um mês, foi possível enviar sugestões por e-mail, carta ou pelo site oficial da consulta.

A gestão do Plano está dividida em quatro fases. A primeira esteve relacionada à adesão ao “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite”, no início deste ano. A última delas, que vai de dezembro de 2013 a dezembro de 2014, visa à gestão e ao monitoramento do “Plano Viver sem Limite DF”.

Atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

DIA

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

 

 2/12/2013

11h

Lançamento do Plano Viver sem Limite DF

Salão Branco do Palácio do Buriti

3/12/2013

13h às 18h

Atividades de inclusão da pessoa com deficiência em atividades esportivas

Centro Olímpico de Samambaia

QS 119, Área Especial – Samambaia Sul

3/12/2013

14h às 18h

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa
com Deficiência

Apresentação de atividades artísticas

Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional

3/12/2013

13h às 18h

Atividades de inclusão da pessoa com deficiência em atividades esportivas.

Centro Olímpico de Samambaia

QS 119, Área Especial – Samambaia Sul

3/12/2013

8h ÀS 12h

Palestra “Transporte e Acessibilidade”, com distribuição de maquete educativa.

Secretaria de Justiça

SAIN – Estação Rodoferroviária – Ala Central

3/12/2013

14h às 18h

Seminário sobre ambientes acessíveis.

Auditório da Agefis

3/12/2013,

4/12/2013,

5/12/2013

8h às 12h

14h às 18h

Apresentações e campeonato com praticantes da Equoterapia.

Centro de Equoterapia da PMDF Área Especial 1 Granja Modelo – Riacho Fundo I

5/12/2013

9h às 15h

Mutirão do emprego, com cadastro e inscrição de pessoas com deficiência.

Coordenação de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CORDE)

114 sul – Estação do Metrô

5/12/2013

8h às 18h

Dia Cultural Inclusivo.

Apresentações artísticas e culturais dos estudantes com deficiência da rede pública do DF.

Auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF (EAPE)

SGAS 907, Conjunto A

5/12/2013

8h às 12h

Palestra “Transporte e Acessibilidade”, com distribuição de maquete educativa.

Secretaria de Justiça

SAIN – Estação Rodoferroviária – Ala Central

6/12/2013 a

8/12/2013

8h às 20h (6 e 7)

8h às 12h (8)

1º Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência (CISPoD)

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui