Sem Salário, Tíquete, Vale Transporte e o 13º Salário

Terceirizados no GDF Cruzam os Braços Novamente

Por Imprensa Sindiserviços-DF – Robson Oliveira Silva
Mesmo com todos os esforços dos procuradores do Ministério Publico do Trabalho (MPT), 10ª Região, em buscar uma solução para o pagamento dos salários, tíquete alimentação, vale transporte e o 13º salário para os quase 30 mil empregados das empresas prestadoras de serviços na limpeza, manutenção, recepção e merendeiras nas escolas, hospitais, postos de saúde e vários outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), decidiram, em assembléia, após a audiência no MPT-10ª Região, nesta sexta-feira (19), paralisar imediatamente suas atividades até que seus direitos sejam respeitados.

Na audiência, a presidente do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis, relatou que não foram pagos os salários de novembro pelas empresas Juiz de Fora, que presta serviços de limpeza nas escolas publicas, e GVP, que faz a recepção nos hospitais e postos de saúde do GDF.

Também as empresas Apecê, Ipanema, Paulista, Dinâmica, Real JG, Servegel, Terra Global, Planalto e G & E Serviços, não pagaram o tíquete alimentação, o vale transporte e o 13º salário que deveria ter sido pago no ultimo dia 18 passado.

O subprocurador-geral do GDF Osdymar Montenegro Matos e o assessor jurídico da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplna-DF) Juliano de Freitas Costa, informaram que o governo está reformulando o orçamento e buscando formas de quitar todos os débitos com as empresas.

Porém, naquela audiência, não tinham informações mais precisas de quando vão viabilizar o pagamento dos contratos das empresas para que elas possam quitar a divida com os trabalhadores.

Nova Audiência
Diante do exposto para os procuradores do trabalho Alessandro Santos de Miranda, Sebastião Vieira Caixeta, Ana Cristina D. B. Tostes Ribeiro e Vanessa Fucina Amaral de Carvalho, ficou designada nova audiência para a terça-feira (23), às 10h30, no MPT-10ª Região.

Desta vez com as presenças dos representantes das secretarias de Fazenda, de Saúde, de Educação, de Turismo e do DFtrans, para dar uma solução imediata que viabilize o recebimento pelos trabalhadores dos seus vencimentos e o 13º salário atrasados.

Greve Geral
Por volta do meio dia, muitos trabalhadores que acompanhavam a audiência do lado de fora do MPT-10ª Região, souberam da realização da nova audiência e, angustiados, pois estão correndo o risco de perderem seu imóvel por falta de pagamento das parcelas ou de serem despejados por falta de pagamento de aluguel, com as contas atrasadas e sem condições de até mesmo comprarem comida para suas casas, em protesto, fecharam por meia hora as pistas da W3 Norte em frente ao Ministério.

Após a leitura da ata da audiência pelos diretores do Sindiserviços-DF, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a paralisação imediata da limpeza, manutenção, merenda e recepção nos hospitais, postos de saúde, escolas e todos os demais órgãos do GDF.

Também foi aprovada pelos trabalhadores a realização de mais um ato de protesto na Praça do Buriti, nesta segunda-feira 22, a partir das 10 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui