MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilSenado comemora os 65 anos de Brasília

    Senado comemora os 65 anos de Brasília

    O Plenário do Senado ficou lotado na manhã desta segunda-feira (28) para as comemorações do aniversário de 65 anos de Brasília.

    A celebração exaltou a coragem, a diversidade, a arte e a esperança que marcaram a construção da capital. A homenagem também renovou o desejo de que a ‘cidade do futuro’ continue inspirando o país a enfrentar novos desafios e a crescer de forma sustentável. Brasília completou 65 anos no último dia 21.

    A sessão foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), autor do requerimento para a realização da homenagem.

    Izalci Lucas destacou Brasília como um espaço de convivência generoso e democrático. Centro político e administrativo do país onde, ressaltou o senador, pulsa o coração das decisões nacionais. Ele declarou que Brasília é um retrato da pluralidade brasileira, que reúne a diversidade por meio daqueles que vivem nas 35 regiões administrativas da capital e que buscam, todos os dias, renovar os sentimentos de amor e de determinação para seguir transformando realidades.

    “Que sigamos com determinação, ousadia e amor por esta cidade, que é de todos nós. Sigamos, sobretudo, com o dever de enfrentar com coragem os desafios contemporâneos. E a nossa Brasília tem estes desafios: falo de mobilidade urbana, acesso à moradia, à saúde, à educação, entre outros. Por isso, é nosso papel ter responsabilidade e visão de futuro, com respeito e oportunidades iguais para todos”, disse Izalci.

    Já Leila Barros, a primeira senadora eleita pelo Distrito Federal, disse que Brasília representa a síntese do Brasil, construída para impulsionar a integração nacional a partir da idealização do ex-presidente Juscelino Kubitschek, tornando-se possível por meio do trabalho do urbanista Lúcio Costa, do arquiteto Oscar Niemeyer e pela força dos candangos.

    Mas Leila fez um alerta: pensada para ser um projeto de futuro, Brasília precisa ser repensada, porque esse projeto acabou crescendo muito mais do que se imaginava. A senadora lembrou que a capital possui atualmente mais de três milhões de habitantes e tem de de superar novos desafios, como o da mobilidade urbana.

    Ao prestar sua homenagem, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou Brasília como a capital da inclusão. Ela citou a atuação das instituições que prestam assistência social aos mais vulneráveis e trabalham, segundo ela, para tornar Brasília a “cidade mais feliz do mundo”. A senadora disse que o planalto central também se caracteriza pelo respeito ao próximo e à diversidade cultural e religiosa.

    “Brasília se destaca pelo respeito, Brasília se destaca pela tolerância, Brasília se destaca pela comunhão dos povos, das línguas, das raça. Brasília é espetacular”, disse Damares.

    Também marcaram presença na sessão o procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; o desembargador Roberval Casemiro Belinati, André Kubitschek, empresário e bisneto de Juscelino Kubitschek; Cosete Ramos, presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília; ex-senador e empresário Paulo Octávio; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Ana Carolina Medeiros; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal, Adriano Marrocos; o presidente do Instituto Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer; e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Ricardo Reis Meira; entre outras autoridades.

    Fonte: Agência Senado

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler