MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasSérie de videoaulas para treinar mesários

    Série de videoaulas para treinar mesários

     

    Eleições deste ano mobilizam 156 milhões de cidadãos no Brasil e 697 mil brasileiros no exterior

     

     

    No dia 2 de outubro, 156 milhões de brasileiros estão aptos para exercer a cidadania nas eleições deste ano. Eles vão escolher seus representantes entre cerca de 28 mil candidatos que disputam cinco cargos públicos. O eleitorado brasileiro em 2022 é 6,21% maior que o de 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No exterior, 697 mil brasileiros podem escolher o presidente, número 39,21% maior que na eleição passada.

     

    Para participar dessa festa democrática e contribuir com a comunidade, alunos da ESAMC Santos produziram uma série de três videoaulas, “Certo ou Errado?”, que buscam orientar e facilitar o trabalho dos mesários e mesárias da 272ª Zona Eleitoral da cidade. O projeto mobilizou 16 estudantes de Produção Audiovisual, professores e educadores da universidade, além de seis servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

     

    “A 272ª Zona Eleitoral de Santos tem tradição em realizar um treinamento acolhedor e diferenciado aos seus mesários e mesárias e conta com a colaboração da ESAMC, que cede a infraestrutura técnica para a realização de materiais audiovisuais”, explicou a coordenadora acadêmica Amalia Borges. O projeto de parceria surgiu ainda nas eleições de 2018. Segundo a coordenadora, a experiência contribui para o aprendizado dos alunos e dos mesários, e promove pertencimento e fortalecimento do trabalho em equipe.

     

    Fernando Morini, também orientador do projeto explica que a ESAMC utiliza o método “aprendendo com os próprios erros”, que mistura lúdico e didático para que o ensinamento seja absorvido de forma mais descontraída, sem perder o foco da seriedade do tema. Os vídeos foram feitos na ESAMC, que cedeu ainda equipamentos e ilha de edição para a realização do projeto.

     

    “Todo esse trabalho é uma construção e um aprendizado de mão dupla. Além de apoiar o trabalho dos mesários, os alunos da faculdade ESAMC Santos têm a oportunidade de aprender e colocar na prática o ensinamento teórico que aprenderam em sala de aula. Não por acaso, nos tornamos um dos destaques no site interno do TRE/SP”, afirmou Morini.

     

    Simulação da eleição

     

    Este ano, a equipe mais uma vez foi convidada para reproduzir em vídeos as situações práticas que possam ocorrer durante a votação, para a instrução dos mesários da 272ª Zona Eleitoral, no município de Santos e Bertioga. As esquetes foram gravadas simulando o dia da eleição. Os alunos participantes estão no último semestre do curso Produção Audiovisual.

     

    Para orientar os mesários nas eleições de 2022, foram criados três vídeos a partir de informações disponibilizadas pelos funcionários do TRE sobre as principais dúvidas dos eleitores. As esquetes mostram erros comuns que ocorrem no dia das eleições e apontam a melhor solução a ser adotada pelos mesários e mesárias. Os atores dos vídeos são os próprios servidores do cartório.

     

    Os estudantes da ESAMC Santos atuaram em todo o projeto, desde leitura de roteiro e adaptação para gravação, captação e direção das imagens, decupagem de todo material bruto e edição para as três cenas solicitadas. O trabalho foi supervisionado pelo professor.

     

    Parceria retomada

     

    Este ano, as conversas sobre a retomada da parceria entre ESAMC e TRE de Santos tiveram início em agosto. No mês passado foram feitas as gravações do material e a edição dos vídeos. O treinamento começou já em setembro, nas reuniões de instrução dos mesários da 272ª Zona Eleitoral de Santos/SP, nomeados para as mesas receptoras de votos e justificativas das eleições de 2022, em Santos e Bertioga.

     

    Segundo Morini, os temas abordados este ano são diferentes dos de 2018 e a turma também é diferente, embora a idealização e as preocupações foram as mesmas em ambientar todo o processo para a equipe do TRE e para os alunos. “A ESAMC Santos está sempre disposta a receber esses projetos que beneficiam a comunidade, é uma troca de experiência muito satisfatória para todo envolto acadêmico, já que proporciona aos nossos alunos colocar em prática os ensinamentos abordados na sala de aula e destacarem a suas qualidades adquiridas”, afirma.

     

    Aprendizado

     

    Para a aluna Sara de Lima Santos, a prática ofereceu um conhecimento único e uma experiência reveladora, utilizando os recursos técnicos apreendidos na faculdade. “Eu não tinha nenhuma experiência, aprendi muito. Tudo novo e interessante. Cada momento foi uma grande experiência”, diz o estudante Bruno Tato. A aluna Cássia Tavares conta que o engajamento foi ainda maior por se tratar de um tema atual. “Muito interessante, principalmente o aprendizado em grupo. Quem sabia mais ajudava quem sabia menos e houve uma grande troca de experiência entre todos os participantes”, afirma

     

    O aluno Denis Gurgel diz que a equipe da ESAMC teve liberdade de escolher cenas. “Aprendemos a tratar o áudio, a interpretar e analisar o roteiro para passar a melhor mensagem”, alega. A estudante Isabella Azevedo comenta que foi a primeira vez que participou de uma gravação na prática com estrutura profissional. “Aprendemos muito. É bom acompanhar todo o processo tomando forma”, afirma. O aluno Pedro Alonso elogiou os professores envolvidos. “É bem diferente de estar na faculdade, foi uma boa experiência”.

     

    Alunos participantes:

    Isabella Azevedo Vella

    Italo Mendes Santana da Paixão

    Maria Eduarda Silva Lemos

    Eduardo Antonio Silva

    Sara de Lima Santos

    Henrique Augusto Martins Moreira

    Cássia dos Santos Tavares

    Dennis Gurgel Tobal Martins

    Carlos Alberto Lugli Rodrigues

    Juliana dos Santos Zacarias

    Vitor Graça Neves

    Bruno Tato Ricciotti Barbosa

    Maria Vitória Almeida de Aguiar

    Pedro Alonso

    Anna Santos

    Amanda Pereira Pestana

     

    Sobre a ESAMC

    Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de formar líderes, desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu primeiro campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em 5 cidades do Brasil.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler