Silêncio total e muita preocupação com a Operação Trickster

0
25

 

A Polícia Civil do DF e o Ministério Público do DF e Territórios, por meio da Prodep, deflagraram, na quinta-feira (15), a Operação Trickster. A ação resultou na prisão de 34 pessoas em cumprimento a mandados de prisão temporária e uma em flagrante por porte de arma. Também foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão.

A investigação teve início há aproximadamente seis meses, visando apurar fraude que estaria ocorrendo no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), utilizado pelo DFTRANS. A ação policial foi resultado das investigações conduzidas por duas coordenações da PCDF: a de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes Contra a Administração Pública e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (CECOR) e a de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (CORF). Os mandados foram cumpridos em várias cidades do Distrito Federal e Entorno, bem como em João Pessoa/PB e no Recife/PE. E contou com a participação de cerca de 300 policiais civis e apoio da Polícia Federal.

Segundo apurado, na associação criminosa havia um grupo responsável por inserção de dados falsos no sistema, com inclusão de empresas inexistentes e vinculação de supostos funcionários a elas. Outro grupo tinha o encargo de validar a compra de créditos de vale transporte, gerados fraudulentamente para as empresas jurídicas inexistentes. Um terceiro grupo tinha a incumbência de descarregar o credito dos cartões e era composto por pessoas físicas e jurídicas prestadoras do serviço de transporte público no DF que concretizavam o esquema, transformando os créditos fictícios em dinheiro vivo.

Até agora, muito silêncio no Buriti sobre o assunto e certa preocupação também. É que alguns ocupantes do Palácio temem pela criação da CPI do DFTrans, e outros temem por uma delação de Léo Cruz, que nada tem a perder no DF. O clima está desfavorável ao PSB nesta questão. Enquanto isso, entrou em ação o plano para tentar abafar o caso. Pelo visto, não está dando certo e as investigações prosseguem e poderão chegar à patamares até então inimagináveis porém previsíveis diante do histórico de seus principais personagens ‘importados’ do estado do Espírito Santo à pedido de um partido político.

 

 

 

Fonte: Donny Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui