Medalha foi criada pela atual gestão para homenagear policiais civis e figuras públicas comprometidas com a Segurança Pública
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) realizou, na tarde desta sexta, 25, uma solenidade em comemoração aos 34 anos de fundação da entidade. O evento ocorreu no auditório da Delegacia-Geral e agraciou policiais civis e personalidades públicas com a Medalha Sinpol de Mérito Policial Civil 2022.
Fundado em 1988, o Sinpol-DF é o primeiro sindicato de policiais e o segundo de servidores públicos do país. O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venâncio, destaca que a entidade sempre esteve à frente das lutas e conquistas da categoria policial civil do DF.
Compuseram a mesa de abertura o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venâncio, o Delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, a Juíza da Vara de Execuções Penais do DF, Leila Cury, o Secretário de Segurança Pública (SSP-DF), Julio Danilo, a deputada distrital, Júlia Lucy, a Secretária de Esporte, Giselle Ferreira, e o presidente do Sindepo-DF, Paulo D’Almeida.
“Somos guiados pelo espírito de união e luta, lema de nossa gestão. Desde que assumimos o compromisso de representar os policiais civis do DF, temos buscado trabalhar com seriedade para alcançar os objetivos da categoria”, ressalta Enoque.
“Com essa mesma seriedade, nos últimos dois anos conquistamos diversos pleitos cerceados de nossa categoria. Destaco, como principal conquista, a regulamentação da assistência à saúde aos policiais civis do DF, reivindicação histórica, uma vez que éramos a única força de segurança daqui que não dispunha do direito”, completou o presidente.
Para Júlio Danilo, ao lutar por melhores condições de trabalho e valorização do profissional, o Sinpol desempenha um papel indispensável para a sociedade.
“Uma entidade deve sim batalhar pelos direitos do servidor, mas, sobretudo, pela valorização da carreira e da Instituição, e é esse o papel do Sinpol”, parabenizou o secretário.
A homenagem aos policiais foi feita em sinal de valorização e reconhecimento pelo desempenho no exercício das suas funções. Já as personalidades públicas, entre elas o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), receberam a honraria por sua contribuição para a valorização da categoria e comprometimento com a Segurança Pública.
As figuras públicas que receberam a medalha foram categorizadas em quatro segmentos: Poder Executivo; Poder Legislativo; Poder Judiciário e Imprensa. Houve, ainda, uma sessão in Memorian, para honrar familiares de policiais civis vítimas da pandemia de Covid-19. Confira abaixo a lista de personalidades homenageadas.
Poder Executivo
André Clemente, conselheiro do TCDF
Gisele Ferreira, secretária de Esporte Lazer
Ibaneis Rocha, governador do DF
José Humberto Pires de Araújo, secretário Governo do DF
Julio Danilo, secretário de Segurança
Ney Ferraz, secretário do Planejamento e Orçamento do DF
Pedro Cardoso Santana Filho, presidente da Caesb
Robson Cândido, delegado geral da PCDF
Poder Judiciário
Leila Cury, juíza da Vara de Execuções Penais do DF
Poder Legislativo
Agaciel Maia, deputado distrital
Celina Leão, deputada federal
Claudio Abrantes, deputado distrital
Eduardo Pedrosa, deputado distrital
Flávia Arruda, deputada federal
João Cardoso, deputado distrital
Júlia Lucy, deputada distrital
Luis Miranda, deputado federal
Martins Machado, deputado distrital
Rafael Prudente, deputado distrital
Reginaldo Sardinha, deputado distrital
Imprensa
Ana Maria Campos, Correio Braziliense
Lilian Tahan, Metrópoles
Crédito Fotos: Hélio Pereira/Sinpol-DF.
Texto: Júlia Zouain/Sinpol-DF.