Solidariedade ao jovem Islam Hamed

0
20

augustocarvalho15Deputado federal e presidente do partido Solidariedade do DF, Augusto Carvalho, faz apelo às Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Relação Exteriores e de Defesa Nacional, “e a todos aqueles que não toleram a injustiça nesse mundo a fora”, em prol da libertação do brasileiro-palestino Islam Hasan Jamil Hamed, preso político em cárcere da Autoridade Nacional Palestina (ANP), na cidade de Nablus, na Palestina ocupada.

Em reunião na tarde desta sexta-feira, 19, na Câmara dos Deputados, com membros das citadas comissões, Augusto Carvalho ratificou o pedido já efetuado por ele ao embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzben, no sentido de gestões junto ao governo da Palestina, que garantam o acesso de correspondente da imprensa brasileira ao jovem Islam Hamed, atualmente sob custódia da ANP.

O parlamentar tinha em mãos uma petição assinada por várias entidades endereçada à Presidente da República Dilma Rousseff. O documento pede agilidade e empenho para que Hamed seja solto, obtenha o salvo-conduto e seja repatriado ao Brasil.

Segundo a mãe de Hamed, que apela às autoridades brasileiras, “essa é a única forma de ele ter uma vida normal”. Detido desde 2010, acusado de “atirar pedras” contra soldados e tanques israelenses, está há dois anos com ordem de soltura e embora já tenha cumprido a pena a que fora sentenciado, continua preso. No dia 11 de abril anunciou greve de fome, o que agrava a situação por seu deteriorado estado de saúde.

augustocarvalhopedidoNa ocasião, a Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Paulo Pimenta, formalizou convite aos representantes do Itamaraty, da Embaixada de Israel, Anistia Internacional, Cruz Vermelha e Governo Brasileiro a participar de reunião promovida dia 23/06, às 9h, na sala da presidência da referida comissão, na Câmara dos Deputados de Brasília.

Para Augusto Carvalho, é de fundamental importância e urgência a mediação das autoridades brasileiras, visto o caráter humanitário da matéria em questão e a impossibilidade de defesa de Islam Hasan Jamil Hamed.

Em plenária, no dia 17, Carvalho instou aos parlamentares ajuda nesta negociação. “Refiro-me ao caso do jovem Islam Hamed, de nacionalidade brasileira, que completa 67 dias em greve de fome. Ele tenta buscar uma saída para sua situação: está preso, sem condenação formal. Há um jogo de empurra entre a autoridade nacional palestina e o Governo de Israel, que tentam cada um com suas razões, justificar uma prisão que já dura anos.”

 

 

Fonte: Donny Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui