SUVs representam 46% das vendas de automóveis no Brasil

Maior da categoria, novo Ford Territory chega em setembro com mais espaço, novos itens de conforto e novidades de acabamento

O mercado de SUVs obteve um crescimento considerável na última década no Brasil. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no primeiro trimestre de 2023, a categoria representou 46% das vendas do setor, enquanto em 2012, respondia por pouco mais de 8%. A tendência é que esse crescimento continue, e estima-se que, em pouco mais de cinco anos, os SUVs ocuparão 60% do mercado nacional.

Totalmente moderno, tecnológico e avançado, o novo Territory, um dos modelos de maior sucesso no segmento, chega ao Brasil ainda em setembro. “Com tradição e inovação, a Ford atua há mais de 55 anos no segmento de SUVs. O Territory é um produto global que está sendo lançado de forma quase simultânea em mais de 60 mercados. Chega para reforçar o portfólio com melhor custo-benefício, padrão superior de conforto e experiências inovadoras para o consumidor”, conta o gerente comercial da Ford Slaviero – a concessionária mais tradicional da marca em Curitiba -, Rogério Novaki.

Maior SUV da categoria, o Territory também lidera em espaço interno, proporcionando mais conforto, especialmente para os passageiros no banco traseiro. Possui um design com linhas modernas, aerodinâmicas e esportivas, destacando-se pela grade dianteira hexagonal, pelo conjunto óptico com faróis e lanternas full-LED, além de rodas de 19 polegadas. O acabamento interno é sofisticado, com materiais de alta qualidade e revestimentos suaves ao toque.

Design moderno e sofisticado

O novo Territory tem um estilo moderno, esportivo e aerodinâmico, que se destaca pelas seis opções de cores de carroceria disponíveis: azul metálico, cinza catar, vermelho vermont, marrom roma, preto toronto e branco bariloche. As rodas de liga leve, equipadas com pneus 235/50, apresentam um design dinâmico com fundo escuro e face diamantada.

Com 4.630mm de comprimento, 1.936 mm de largura, 2.177 mm incluindo  os espelhos, 1.706 mm de altura e 2.726 mm de entre-eixos, ele é o maior SUV da categoria. Internamente, é líder em espaço para os ocupantes. O porta-malas de 448 litros garante versatilidade no uso diário e em viagens, podendo ser ampliado para 1.422 litros com o rebatimento do banco traseiro, incluindo acionamento elétrico sem o uso das mãos. O design minimalista da cabine combina diversos materiais para criar um ambiente de requinte e qualidade.

Desempenho refinado

O modelo foi desenvolvido pelos centros globais de produto da Ford, com a participação da engenharia da América do Sul. No Brasil, o time ajudou a refinar todos os aspectos do veículo, realizando testes e validações de desempenho em diversas regiões, bem como em diferentes condições de temperatura, altitude e tipos de pavimento.

O novo motor 1.5 EcoBoost a gasolina, com turbo, injeção direta e comando variável, gera uma potência de 169 cv e um torque de 250 Nm. Esse motor recebeu uma calibração exclusiva para se adequar ao estilo de condução e ao combustível utilizados no Brasil. Ele opera em conjunto com uma nova transmissão automática de sete velocidades, que possui dupla embreagem banhada em óleo. A transmissão proporciona trocas suaves e contribui para otimizar as respostas de aceleração, bem como o consumo de combustível.

O novo Territory, que possui tração dianteira, é capaz de acelerar  de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e realizar uma retomada de 80-120 km/h em apenas 4,4 segundos. Sua velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Além disso, ele está equipado com um sistema start-stop e consegue uma média de consumo de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. Esses números garantem uma excelente autonomia com um tanque de combustível de 60 litros.

A suspensão dianteira é independente, do tipo MacPherson, e conta com  amortecedores que possuem batentes hidráulicos. Já a suspensão traseira é do tipo independente multilink. Esse conjunto também foi aprimorado para se adequar às condições brasileiras, resultando em uma melhor absorção das imperfeições em diferentes tipos de piso, proporcionando assim uma condução mais confortável e estável.

Tecnológico e seguro

Trazendo as tecnologias mais avançadas em segurança ativa e passiva, esse lançamento apresenta uma carroceria com estrutura reforçada, utilizando aços de alta resistência. além disso, conta com freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente de descida e monitoramento da pressão dos pneus.

Entre seus recursos, destacam-se a direção elétrica com controles no volante, um seletor de marcha rotativo, freio de mão eletrônico com a função auto-hold e teclas para comandar funções de áudio e chamadas no console. O SUV também oferece a opção de blindagem, que pode ser realizada pela Leandrini, uma empresa parceira certificada pela Ford.

Espaçoso e refinado

Internamente, o utilitário esportivo de nova geração oferece medidas generosas para todos os ocupantes. Ele se destaca por ser o maior em espaço para a cabeça e ombros na dianteira, além de proporcionar um amplo espaço para os ombros, quadris e pernas na segunda fileira. “As portas amplas facilitam a entrada e saída dos passageiros, e o espaço e o conforto se destacam como os principais diferenciais do Novo Territory”, ressalta o gerente da Ford Slaviero.

O design minimalista da cabine combina diferentes materiais para criar um ambiente de requinte e qualidade, incluindo acabamentos suaves ao toque nos bancos, portas, volante e painel. Tanto o painel quanto as portas trazem detalhes em padrão madeira e aço escovado. Além disso, os bancos são revestidos com couro premium em dois tons e oferecem ajuste elétrico em dez posições para o motorista e quatro para o passageiro, ambos com assentos ventilados.

Além de oferecer excelente ergonomia, com comandos de fácil acesso e espaços inteligentes, o novo Territory conta com diversos porta-objetos. Também se destaca pelo melhor conforto acústico da categoria, medido pelo índice de articulação – que demonstra a facilidade de manter uma conversa em tom de voz normal. A iluminação interna em LED inclui luz de boas-vindas, proporcionando um toque adicional de sofisticação.

O porta-malas de 448 litros, garante versatilidade no uso diário e em viagens, podendo ser ampliado para 1.422 litros com o rebatimento do banco traseiro. Além de contar com abertura e fechamento elétrico, esse porta-malas conta com sensor de acionamento sem a necessidade de uso das mãos, um sistema antiesmagamento e a possibilidade de configurar o ângulo de abertura da tampa através da central multimídia. A linha do teto, com perfil mais horizontal desde a coluna B até o encontro com o vidro traseiro, facilita o acesso à bagagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui