TERRACAP DEMARCA LOTE DE IGREJA

A pedido do deputado Chico Vigilante (PT), que fez a denúncia na sessão ordinária dessa quinta-feira, a Terracap foi até o Riacho Fundo I e demarcou os lotes um e dois, na QN 03, onde  de um lado funciona uma creche e do outro, uma igreja católica. Os dois terrenos são do governo. Mas a proprietária da creche, por estar a mais tempo no local, tentou impedir o funcionamento da igreja na força.

A guerra foi declarada nessa segunda – feira, mas durante o dia de ontem (23), atingiu o que o pároco responsável pelo templo, padre Flávio Tadeu, definiu como sendo “uma grande heresia”. A proprietária da creche invadiu a igreja, quebrou as portas e janelas e roubou os objetos do interior do templo, como cadeiras, aparelho de som e até as imagens sacras. “Deu até polícia, porque a retirada dos objetos configura roubo. Eles guardaram tudo dentro da creche”, conta.

Ao saber da situação, o deputado Chico Vigilante foi até o local e viu de perto a depredação da igreja. O parlamentar imediatamente fez uma representação na Terracap solicitando a demarcação dos terrenos. Na sessão ordinária de ontem, durante o comunicado de líderes, Chico esbravejou contra o vandalismo na igreja e a motivação dele: “O mais grave disso tudo é uma senhora se intitular dona do lote para querer vendê-lo. É um terreno milionário, mas é da Terracap, não dela”.

Técnicos da Terracap estiveram no local, nesta sexta-feira, e demarcaram os dois lotes, um e dois. “Uma vitória de Deus”, argumenta padre Flávio. “Se não fosse deputado Chico a brigar por nós nem sei o que seria da gente”, diz ele. “Agora estamos seguros”, afirma. Os técnicos do governo fizeram a topografia dos terrenos e demarcaram com equipamentos da Terracap. “Se alguém tentar tirar pode até ser preso por atentado ao patrimônio público”, observa confiante o padre.

O religioso relata com entusiasmo que o templo não é usado apenas para reza e celebração de missa. “Nós realizamos aqui um trabalho social. Eu cuido de famílias”, argumenta. E diz ainda que a igreja já está habilitada para participar da licitação da área. “Uma vitória de Deus”, diz ele.

A igreja por meio da Associação Arautos do Santo Rosário começa um curso profissionalizante de capacitação para as famílias carentes da comunidade em parceria com o Senac-DF já a partir da semana que vem. As oficinas vão de corte e costura a informática.

Segundo Padre Flávio, o objetivo é aumentar o trabalho no templo e expandir para o Riacho Fundo II e a outras comunidades. A exemplo do que é desenvolvido há cerca de 10 anos na região de Água Quente, região metropolitana do DF, onde a Associação atende 150 famílias, com a distribuição de cestas básicas, distribuição de 940 kits escolares para crianças carentes, além de oferecer serviços de oftalmologia e odontologia, de graça, uma vez por mês. Sem falar nas festas comemorativas do dia das mães, das crianças e no Natal, com distribuição de presentes doados pelaRi Happy, parceira da Associação Arautos. No Natal, o Papai Noel chega no Carro de Bombeiros para alegrar a criançada.

“A nossa meta é fazer a mesma coisa aqui no templo. As nossas oficinas não são apenas para católicos. Serão abertas à comunidade independente do credo que professa. O que queremos é fazer caridade”, diz o padre. E finaliza contando, num relato emocionado, por conta da semana de horror que viveu: “O nosso templo é para estabilidade emocional e espiritual, mas o que mais quero é colocar no coração das pessoas, a força da caridade, independente de religião”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui