Ué, ele só elogiava o governo de Agnelo….

À Queima-Roupa: Chico Vigilante, deputado distrital reeleito do PT
“Esse é um governo que não tinha rosto”
chicovigilante2014A derrota do primeiro turno na disputa ao governo foi a maior da história do PT em Brasília?

Foi. Em 1990, tivemos uma derrota numérica, mas ganhamos politicamente. Em 1998, perdemos, mas saímos fortalecidos. Em 2002, estávamos com a derrota na mão, mas fomos roubados. Na disputa de 2006, ressurgimos das cinzas, apesar de não elegermos Arlete (Sampaio), reafirmamos o PT na cidade. Agora tivemos uma derrota numérica e política. O momento é de avaliar o que aconteceu…

»»»

Alguma ideia do que provocou essa derrota?
Perdemos o governo em primeiro de janeiro e de 2011. Esse é um governo que não tinha rosto. Cada secretaria e administração era uma ilha e o titular trabalhava para si mesmo e não em nome do governador.

»»»

Ocorreu por causa da aliança com o PMDB, num projeto de administração compartilhada?
Não. Dentro do próprio PT todo mundo trabalhava para si, com raras exceções, como o administrador de Ceilândia. Cada gestor agia assim: o que era bom ficava para ele e o que não prestava caía no colo Agnelo. O governo não conseguiu mostrar o caos que recebeu.

»»»

Adotar a neutralidade no segundo turno é vingança?
Nós não nos sentimos representados por nenhum dos dois candidatos no segundo turno e ainda com o agravante de Rollemberg ter optado pela turma do FHC. Fomos humilhados pelo Fernando Henrique. Essa turma não gosta de Brasília e vamos sofrer.

»»»

Houve traições na campanha de Agnelo?
Teve. Desde o começo e em larga escala. No meio da campanha eu disse ao Agnelo: “Estão fazendo contigo o mesmo que fizeram com a Maria de Lourdes (Abadia)”.

»»»

Fizeram campanha para os adversários?
Muito. Tanto para Rodrigo quanto para Frejat. Sentiram que não tinha chance de vitória e mudaram de lado. Tem gente que acha que qualquer governo serve para eles.

»»»

Como vai ser a campanha da Dilma em Brasília depois da derrota no primeiro turno?
Para nós, agora ficou muito bom. Brasília foi a cidade que mais sofreu no governo de FHC. Vamos mostrar os avanços de Dilma e os atrasos do passado.

»»»

Por que a militância do PT não foi para as ruas?
Essa foi a eleição mais atípica e insossa de todas. Mas agora a água bateu no gogó. A militância vai para as ruas. A presidenta Dilma terá mais votos no segundo turno. As pessoas se sentem mais ameaçadas. Já sabem o que está em jogo.

»»»

Em quem o senhor vai votar na disputa ao governo?
Vou votar 13 de novo.

»»»

Qual a sua expectativa para a próxima administração?
Haverá muitas dificuldades. O governo do Agnelo foi o governo da bondade. E o próximo será da maldade. Nenhum dos dois candidatos vai conseguir cumprir os acordos que Agnelo fez.

»»»

Por quê? São acordos impossíveis de cumprir?
Agnelo fez uma opção pelo social.
Fonte: Coluna Eixo Capital/Correio Braziliense/ Por ANA MARIA CAMPOS e HELENA MADER

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui