Um ano da Lei Geral dos Concursos Públicos no DF

0
22

 

Deputado Professor Israel. Foto: Renato Perotto

Deputado Professor Israel. Foto: Renato Perotto

A Lei Geral dos Concursos Públicos completa hoje um ano. Sancionada em 15 de outubro de 2012, garantiu regras claras e transparentes para os certames realizados no Distrito Federal. Autor das principais emendas ao texto, sancionado na íntegra, o deputado Professor Israel comemora a data e acredita que a capital da República deu um passo à frente. “Demos exemplo para o Brasil com uma legislação moderna e que protege os candidatos”, afirmou.

Apenas no DF, cerca de 400 mil pessoas preparam-se, por ano, para ocupar uma vaga no serviço público. O número dá a dimensão do impacto da lei nº 4.949/2012, que foi editada com importantes avanços para os candidatos. Entre as principais regras estão a obrigatoriedade da nomeação dos aprovados dentro de um cronograma; prazo de 90 dias entre o edital e a realização da prova; a proibição de dois concursos do GDF no mesmo dia e o fim das seleções exclusivamente para cadastro de reserva.

Legislação federal

Agora, a luta é pela aprovação do texto em âmbito nacional. Israel iniciou um abaixo-assinado para pressionar os parlamentares a dar celeridade à apreciação da matéria, que já passou pelo Senado e aguarda votação na Câmara. “A falta de regras claras e as fraudes prejudicam milhares de concursandos no País. É preciso acabar com essa farra, alerta o parlamentar.

Caso seja aprovada, a Lei Geral dos Concursos Públicos da União vai disciplinar os direitos e deveres não só dos candidatos, mas também da administração pública federal.

Fonte: Blog do Callado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui