UniCEUB debate o futuro da geopolítica mundial

0
84

 

Ressurgimento de discursos nacionalistas, a crise dos sistemas multilaterais e de arranjos regionais, com a “desglobalização”, estarão em pauta

 

O UniCEUB promoverá, no dia 04 de março, o Ciclo de Debates Avançados no Estudo da Política Mundial. A iniciativa, realizada pelo curso de Relações Internacionais do Centro Universitário, visa discutir o futuro da Geopolítica e a Geopolítica do futuro, considerando o meio ambiente, o mercado mundial e a ascensão de novos atores políticos no sistema internacional. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá às 19h30 da quarta-feira. As vagas são limitadas a 70 pessoas.

 

Os especialistas convidados para o debate são a Doutora em Geografia Humana (USP) e coordenadora e pesquisadora no campus da Escola Superior de Guerra, Selma Lucia de Moura Gonzales; o Pós-Doutor em Relações Internacionais (UnB), coordenador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) e professor de Relações Internacionais do CEUB, Oscar Medeiros Filho; e o Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e professor da graduação e pós-graduação no CEUB, Cláudio Tadeu Cardoso Fernandes. A moderação do evento será realizada pelo professor Frederico Seixas Dias.

 

Conheça os palestrantes:

 

Selma Lucia de Moura Gonzales

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão do Espaço Regional pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Ensino de Geografia e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui o curso de Aperfeiçoamento em Conhecimentos Militares e especialização em Aplicações às Ciências Militares. Pesquisa sobre os temas geopolítica crítica, territorialidade militar, forças armadas e sociedade e inserção feminina em instituições militares. Atualmente é coordenadora, professora e pesquisadora no campus Brasília da Escola Superior de Guerra.

 

Oscar Medeiros Filho

Pós-doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geografia e bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Geografia, Geopolítica e Segurança Internacional. Atualmente exerce a função coordenador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) e é professor de Relações Internacionais do UniCEUB.

 

Cláudio Tadeu Cardoso Fernandes

Doutor em Desenvolvimento Sustentável, mestre em Geografia e Gestão Ambiental e licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Geografia, Meio Ambiente e Sociedade e Relações Internacionais. É professor de Geografia no Colégio Militar de Brasília e dos Cursos de Graduação em Geografia, do Curso de Graduação em Relações Internacionais e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no UniCEUB.

 

 

Credenciamento

O debate será aberto para a imprensa do Distrito Federal. Os profissionais que desejarem participar do evento devem enviar o pedido de credenciamento contendo nome, RG, telefone de contato, função e veículo para uniceub@maquinacw.com.

 

SERVIÇO

 

Ciclo de Debates Avançados no Estudo da Política Mundial

Data: 4 de março de 2020 (quarta-feira)

Horário: 19h30 às 22h

Local: UniCEUB – Sala 3018, Bloco 3 (Campus Asa Norte – SEPN 707/907)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui