Vem aí a Semana da CGDF de Combate à Corrupção de 2023 

Entre 4 e 10 de dezembro, CGDF terá ações e eventos com entrega de premiações e lançamento de mais um episódio do Controlcast
Você já vivenciou uma situação em que teve de pensar duas vezes antes de agir para não cair na onda do famoso “jeitinho brasileiro”? A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) quer instigar a população a pensar nessas atitudes. Para tanto, será lançada, na segunda-feira (4/12), a Semana de Combate à Corrupção.
Sendo um dos órgãos que atuam na linha da prevenção e do combate à corrupção, a CGDF celebra a data anualmente. E durante toda a semana, haverá eventos como o reconhecimento dos órgãos mais transparentes e dos órgãos que mais atenderam às recomendações de auditorias. Também será divulgada uma campanha nas redes sociais com o tema “Corrupção se combate todo dia”.
O objetivo é despertar a consciência de que o combate à corrupção não é uma responsabilidade exclusiva dos órgãos, mas de cada cidadão. A população também pode contribuir com denúncias relacionadas a irregularidades na administração pública.
Trabalho conjunto
“Entre as ações essenciais desempenhadas pela CGDF, estão a transparência e a prestação de contas, que só são possíveis porque a Controladoria publica todas as informações no Portal da Transparência do DF, além da investigação de denúncias de irregularidades, feitas pelos nossos auditores e pela área de correição administrativa”,  explica o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
Além da campanha nas redes, a CGDF preparou uma programação especial para homenagear órgãos que se destacam em ações de transparência e controle interno. Um dos destaques é o lançamento de mais um episódio do Controlcast (podcast da Controladoria), desta vez, trazendo a discussão sobre a percepção de como o trabalho conjunto com outros órgãos fortalece o combate e a prevenção à corrupção.
Programação 
Na segunda-feira (4/12), a Controladoria lança em seu canal no Youtube (TV Controladoria DF) uma seleção das palestras do 5º Encontro de Corregedorias, realizado em outubro deste ano. Será um pocket curso totalmente online e gratuito para quem atua na área disciplinar, com informações importantes sobre dados pessoais e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prescrição em Tomada de Contas Especial (TCE), atestados médicos e o processo disciplinar, e ainda a apuração de práticas de assédio na administração pública.
Já em 5/12, a Rede de Controle da Gestão Pública do DF promove um encontro com o tema “Novas perspectivas de atuação”. Será no auditório da Polícia Civil do DF, das 13h30 às 18h, com painéis sobre interagências e combate à corrupção, responsabilização de pessoas jurídicas na prática e sobre o que fazer quando um servidor recebe um presente de um cidadão. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (30), por meio deste link.
Na quarta-feira (6/12), durante evento no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a partir das 14h30, a CGDF entrega o primeiro prêmio Alto Nível para 130 órgãos e entidades do DF que se empenharam em colocar em prática as recomendações de auditorias realizadas.
Premiação
No dia no mesmo horário e local, haverá a entrega do Prêmio ITA aos órgãos do GDF que alcançaram 100% de transparência ativa (divulgação de informações públicas nos sites oficiais) e 100% de transparência passiva (respostas aos pedidos de acesso à informação), sendo esse índice composto por 100% de pedidos de acesso à informação respondidos e 80% respondidos dentro do prazo. Ainda nesse dia, também será celebrado o primeiro ano de lançamento do programa ParticipaDF.
O podcast da CGDF, chamado Controlcast, terá o quarto episódio lançado em 8/12. Os convidados serão o controlador-geral Daniel Lima e o coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do DF e delegado da Polícia Civil do DF, Leonardo de Castro. Eles falam sobre a percepção que a comunidade tem da corrupção dentro do governo e sobre o trabalho conjunto realizado por diversos órgãos a fim de prevenir e combater condutas corruptas. O Controlcast está no Spotify, no Deezer e no Youtube.
Até 10 de dezembro, a CGDF estará divulgando a campanha “Corrupção se combate todo dia”, trazendo atitudes das pessoas para combater a corrupção em pequenos gestos e as ações que o governo tem tomado para prevenir atos de corrupção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui