Via expressa da Epia no sentido Colorado/Torto já está liberada

0
20

 

Serviço de preparação para executar o levantamento das vigas na obra do viaduto do Torto foi finalizado esta tarde

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) liberou, esta tarde, a via expressa da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA/DF-003), no trecho entre o Colorado e o Torto, que estava interditado desde as 10 horas da última segunda-feira (21).

O bloqueio estava previsto para durar seis dias e a liberação do trecho programado para a próxima segunda-feira (28). Porém, devido ao impacto gerado no trânsito da região o órgão solicitou agilidade à empresa executora das obras e o cronograma foi acelerado, com operários trabalhando também durante a noite.

“Conseguimos reduzir de seis para dois dias o tempo previsto para realizarmos o serviço de preparação para o içamento das vigas. Para isso contamos com trabalho ininterrupto, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada para não impactarmos tanto o trânsito, que já estava ficando caótico mesmo nos horários que não são de pico”, esclareceu o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante.

 

A interdição

A obstrução do trecho teve o objetivo de preparação para o serviço de levantamento de 10 vigas de concreto na obra do viaduto em construção no Torto. As peças medem 45 metros de comprimento cada uma e tem peso aproximado de 120 toneladas cada. O serviço está programado para a primeira semana de outubro.

 

A obra

O viaduto do Torto é a última arte especial que falta para a conclusão total da Ligação Torto-Colorado (LTC) está 75% concluída.

Nesta obra já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas – apoio da laje.

Após o içamento das vigas a obra entrará na fase de instalação delas para que na sequência seja  implantada a laje, depois o encabeçamento do viaduto, a pavimentação asfáltica, a instalação de guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical. A obra conta com a força de trabalho de cerca de 80 servidores.

 

Ligação Torto-Colorado

Iniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meio-fio e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.

Em setembro de 2019 parte da obra foi parcialmente liberada com três pistas de rolamento em cada sentido, inutilizando a operação de reversão de trânsito que acontecia no local no horário de pico da manhã.

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN) aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui