Vigília Cultural promove oficinas gratuitas de crochê na Cidade Estrutural e evento de exposição em Brasília

A comunidade da Cidade Estrutural está promovendo, até o dia 13 de janeiro, uma experiência cultural única, o projeto “Vigília Cultural”, realizado pelo Instituto Chinelo de Couro. Trata-se da realização de oficinas de crochê, oferecendo à comunidade local, de forma gratuita, a oportunidade de desenvolver habilidades manuais e cognitivas, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e geração de renda. Com três turmas participantes, nos períodos matutino, vespertino e noturno, durante 10 dias cada, o projeto busca capacitar os alunos. Foram oferecidas  45 vagas para os moradores da região.

 

Produtor executivo do projeto, Márcio Apolinário explica que a Vigília Cultural também procura promover o empoderamento comunitário e fortalecer o turismo cultural por meio das oficinas, que contarão com material distribuído gratuitamente. “Ao final das atividades, será promovido um evento de exposição e comercialização na Casa de Chá, localizada na Praça Três Poderes – Esplanada, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Brasília. O evento não se limitará apenas à exposição das peças produzidas, mas também contará com atrações artísticas, trazendo mais vida e movimento ao local”, explicou.

Os alunos participantes do curso estão fabricando peças de sousplat, que serão expostas na casa de chá. O valor adquirido com a venda ficará com os alunos, que receberão toda a estrutura e materiais para a fabricação.

“Serão produzidos três tipos de peças: porta-copos, porta-guardanapos e porta-pratos, em crochê. Os interessados em adquirir  devem entrar em contato comigo, pelo WhatsApp: 61-99606-9282”, informa Márcio.

 

Economia e geração de renda

Márcio explica ainda que o projeto tem sua origem na relevância do artesanato como parte fundamental da economia criativa no Distrito Federal, com cerca de 11 mil profissionais legalizados. “O artesanato não apenas gera renda para as famílias, mas também representa uma expressão cultural capaz de agregar valor ao turismo local. Além disso, as oficinas de crochê além de oferecerem oportunidades econômicas, contribuem para preservar tradições e promover o desenvolvimento socioeconômico. O projeto reforça a importância do artesanato que pode ser visto como elemento essencial na promoção do turismo e desenvolvimento comunitário”, conclui.

A programação abrange, além das oficinas de crochê e exposição de artesanato, atrações musicais, proporcionando muita diversão para a comunidade e visitantes.

 

O evento conta com produção Multicultural e Fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal-Governo do Distrito Federal.

 

Serviço:

Vigília Cultural em Brasília

Oficinas de Crochê na Agência do Trabalhador – Estrutural DF

 

Data: 26 de dezembro de 2023 a 10 de janeiro de 2024.

Horários:

Matutino: 8h30 às 11h30

Vespertino: 14h30 às 17h30

Noturno: 18h30 às 21h30

 

Exposição Artesanato

Data: 12/01

Local: Casa de Chá – Praça Três Poderes, Esplanada

Horário: 11h às 18h

Atrações Musicais:

DJ Odara

Dj Marola

Dj kaster

 

Data: 13/01

Atrações musicais

Dj Laine D’Olinda

DJ La Bonita

Dj  El Bruxxo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui