MAIS
    HomeNotasViver em comunidades brasileiras nos EUA proporciona conforto mas limita a adaptação

    Viver em comunidades brasileiras nos EUA proporciona conforto mas limita a adaptação

     

    De acordo com Daniel Toledo, advogado e especialista em Direito Internacional, esse é um problema que pode atrapalhar diretamente a vida acadêmica de jovens imigrantes brasileiros

    A decisão de mudar-se para um país estrangeiro é uma jornada emocionante e desafiadora para qualquer família. Quando se trata de famílias brasileiras se estabelecendo nos Estados Unidos, uma escolha crucial deve ser feita: integrar-se completamente na sociedade local ou optar por viver em uma comunidade com um grande número de pessoas do Brasil, como no estado da Flórida.

    Escolher por uma comunidade brasileira nos EUA, apesar de proporcionar familiaridade, pode criar obstáculos significativos para o processo de adaptação, especialmente para as crianças. Afinal, a família continuará mantendo os mesmos costumes do Brasil, compartilhando momentos com vizinhos da mesma nacionalidade e, consequentemente, criando uma barreira entre eles e a verdadeira realidade americana.

    De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, ao optar por viver dentro de uma comunidade brasileira, a família está construindo uma bolha em volta de si. “Dentro dessa bolha, as tradições, a língua e a cultura são preservadas. Esse isolamento será prejudicial para as crianças em idade escolar, resultando em dificuldades para compreender as matérias e absorver as informações passadas pelos professores”, revela.

    Na escola, as crianças são expostas não apenas ao conteúdo acadêmico, mas também a um ambiente social diversificado. “A interação com colegas de diferentes origens enriquece o aprendizado e promove a compreensão global. Por outro lado, crianças que crescem dentro de uma comunidade brasileira irão sentir dificuldade em se integrar completamente nesse ambiente escolar diversificado, o que pode afetar negativamente seu desempenho acadêmico e desenvolvimento social”, alerta.

    Quando esses jovens imigrantes chegam à faculdade, as dificuldades podem ser ainda mais evidentes. Afinal, o ambiente acadêmico é desafiador, exigindo compreensão e habilidade para se comunicar em inglês de forma coerente. “Professores universitários, muitas vezes, apresentam ensinamentos complexos e utilizam diálogos que podem ser desconhecidos para quem cresceu em meio a uma comunidade brasileira, mesmo dentro dos Estados Unidos. Isso pode criar uma lacuna no entendimento, prejudicando o desempenho na universidade”, relata Toledo.

    Viver em uma comunidade brasileira nos Estados Unidos pode parecer uma escolha inicialmente reconfortante, mas pode resultar em sérias limitações para o desenvolvimento educacional, social e cultural das crianças. “A imersão na verdadeira realidade americana desde cedo proporciona não apenas uma compreensão mais profunda da cultura do ambiente, mas também prepara as crianças para se integrarem na sociedade local. É importante considerar esses aspectos ao tomar a difícil decisão de se mudar para um novo país, garantindo o melhor futuro possível para essa jovem geração”, finaliza.

    Sobre Daniel Toledo

    Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse o site. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 193 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR e professor da PUC Minas Gerais do primeiro curso de pós graduação em Direito Internacional, com foco em Imigração para os Estados Unidos

     

    Sobre o escritório

    O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img