Helena Cantanhede, interiorana de Bacabal-MA, ficou órfã aos 2 anos de idade e foi criada por uma tia, que mesmo sendo deficiente física e abandonada pelo marido ainda grávida, a criou. Naquela época, a filha dela tinha 8 anos.
E mesmo com dificuldades colocou Cantanhede na melhor escola da cidade como bolsista. Terminado os estudos resolveu sair da pequena cidade, vindo então para Brasília onde passou no concurso público para a Polícia Militar.
Se formou no primeiro curso do Batalhão Escolar, foi transferida alguns anos depois para a Policlínica e posteriormente cedida para a Presidência da República. E próximo a ir para a reserva, foi para Comando de Policiamento Regional Metropolitano, onde ficou até ir para reserva em 2020 como subtenente.
Atualmente subtenente da reserva, esposa, mãe de um casal e também avó de um casal que são filhos da filha, é graduada em Segurança e Ordem Publica com pós em Policiamento Ambiental, e fez curso Técnico em Enfermagem para ter a qualificação e assim atender melhor.
Com essa história de vida vitoriosa, Helena Cantanhede disputará a Câmara Legislativa do Distrito Federal nas eleições de outubro pelo PROS.