ABDV recebe homenagem no CasaPark

0
10


Deficientes visuais visitam vitrine “sensorial” na loja Prima Línea Jardim

 

O CasaPark inaugurou, na última quarta-feira (21), a tradicional mostra Natal Decor CasaPark – evento que apresenta as mais belas vitrines natalinas elaboradas especialmente por arquitetos e designers de interiores nas lojas participantes. Nesta edição, a loja Prima Línea Jardim foi além do espírito natalino e resolveu homenagear a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) com uma vitrine sensorial. A proposta inédita e ousada apresentada pelas profissionais Ana Valéria Valle e Vanessa

von Glehn mostra a integração entre a arte, a tecnologia e os sentidos do ser humano.

No evento de inauguração, estiveram presentes alguns membros da diretoria da ABDV, que puderam experimentar de perto as sensações da vitrine elaborada especialmente para eles.

 

Segundo as arquitetas, a inspiração da vitrine surgiu a partir de jardins tropicais, que têm tudo a ver com o estilo da loja. Materiais recicláveis e sustentáveis, plantas exóticas, frutas tropicais, velas aromáticas, caixas de presentes e um painel de água com bolhas de ar possibilitam que os visitantes conheçam o espírito natalino do nosso país. A vitrine conta também com trabalhos de artesãos da ABDV. “Convidamos artistas e membros dessa associação para que eles se sintam inseridos nesse belo evento e possam visualizar essa decoração por meio das suas mãos, tocando nos objetos da vitrine e lendo os textos em braile que irão explicar o conceito do nosso projeto, além das emoções através dos sentidos”, explica Vanessa von Glehn.

 

Ao lado da vitrine, algumas esculturas ajudam na decoração do ambiente. O autor das obras é o artista plástico e deficiente visual, Flávio Silva. Para ele, a iniciativa é muito importante para os deficientes visuais. “Tanto a loja como as arquitetas estão de parabéns. A gente fica muito feliz com esse trabalho que é uma forma de inclusão social. Tem gente que acha que o cego tem que ficar largado em um quarto nos fundos da casa, não é assim. Nós podemos fazer tudo que os outros fazem”, disse Flávio, que, também é membro da ABVD e visitou a loja acompanhado pelo seu cão guia Platão.

 

Para complementar a homenagem, Vanessa von Glehn, que também é poetisa, elaborou um poema com o intuito de resgatar o respeito e a valorização das pessoas portadoras de deficiências visuais. O texto foi impresso em braile foi colocado na entrada da loja. A vitrine ficará exposta até o dia 6 de janeiro de 2013, data em que se encerra o evento de decoração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui