O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), demitiu Ruy Coutinho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e nomeou em seu lugar o advogado José Eduardo Pereira Filho, que teve passagem pífia pelo Banco do Brasil.
Em 2019, o advogado piauiense José Eduardo Pereira Filho, renunciou ao cargo de vice-presidente do Banco do Brasil. Ele havia sido indicado ao cargo pelo então folclórico deputado Heráclito Fortes (DEM) durante o governo de Michel Temer (MDB).
Ele saiu do cargo devido a mudanças que estavam sendo realizadas no governo de Jair Bolsonaro no início de seu governo.
O advogado piauiense foi secretário de governo da Prefeitura de Teresina na gestão Heráclito Fortes e presidente da Junta Comercial do Piauí. O fato de trazer alguém do Piauí para comandar a importante Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF desencadeou irritação de boa parte do PIB empresarial brasiliense.
A irritação é explícita em grupos de empresários no WhatsApp. “O sujeito estava no governo de Temer, perdeu a boquinha no governo Bolsonaro e agora consegue um emprego sem conhecer os meandros e os empresários da cidade. É um golpe contra o empresariado do DF”, afirmou conhecido empresário que pediu anonimato para não sofrer eventuais sanções do governo.
O setor produtivo do DF esperava colocar alguém da cidade e que se comunicasse bem com o empresariado no lugar de Coutinho. Muitos empresários ficaram surpresos e revoltados com a nomeação de José Eduardo Pereira Filho.