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Alta de 3,7% na demanda dos consumidores por crédito foi registrada em julho, revela Serasa Experian

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• População com renda mensal entre R$ 1 mil e R$ 2 mil foram as que mais buscaram crédito (4,1%);

• Amazonas foi o estado que se destacou no período (16,7%).

São Paulo – A busca dos brasileiros por recursos financeiros cresceu 3,7% em julho deste ano em comparação com mesmo período de 2023, de acordo com os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Esta foi o a primeira alta após dois meses consecutivos de queda. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:

“A redução das taxas de juros em alguns segmentos tornou o crédito mais acessível e atrativo para os consumidores. Além disso, com a estabilização do mercado de trabalho e o aumento da renda disponível, os brasileiros se sentem mais seguros para assumir novos compromissos financeiros”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Amazonas liderou a procura por crédito entre consumidores

Em julho, a demanda dos consumidores por crédito cresceu na maioria das Unidades Federativas (UFs). O estado que mais se destacou foi o Amazonas, com um aumento de 16,7%, seguido por Mato Grosso do Sul (13,9%) e Pará (13,8%). Apenas três UFs apresentaram resultados negativos: Rio de Janeiro (-2,6%), Distrito Federal (-3,1%) e Paraíba (-4,1%). Confira no gráfico a seguir os dados de todos os estados:

Alta na demanda por crédito atinge todas as faixas de renda

Os dados do indicador também revelaram que todas as faixas de renda apresentaram crescimento. O maior aumento foi registrado entre os consumidores que ganham de R$ 1 mil e R$ 2 mil mensais, com uma alta de 4,1%. Veja na tabela a seguir os dados detalhados por faixas de renda:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

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