Home Brasil AMIG realiza 59ª Assembleia Geral, em Brasília, que marcará nova fase como...

AMIG realiza 59ª Assembleia Geral, em Brasília, que marcará nova fase como representante nacional dos municípios mineradores

0

 

Evento reunirá, no Plenário da Câmara, deputados, prefeitos e gestores de municípios mineradores e impactados pela mineração; encontro será marcado pelo lançamento de campanha nacional contra a sonegação no setor mineral

 

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) realiza, na próxima terça-feira, 8 de abril, a partir das 8h30, a sua 59ª Assembleia Geral, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília/DF.

O encontro marcará a instalação da nova Diretoria da entidade e a nacionalização oficial da AMIG, que passará a se chamar AMIG Brasil – Associação Brasileira dos Municípios Mineradores. A mudança representa um novo momento para a instituição, consolidando sua atuação em âmbito nacional como a representante legal das cidades mineradoras e afetadas pela mineração.

O presidente da AMIG e prefeito de Itabira (MG), Marco Antônio Lage, reforça a importância estratégica da nova fase da entidade, com presença mais frequente em Brasília. “A nova diretoria da AMIG chega com a missão de ampliar nossa atuação junto ao Congresso e aos órgãos federais. Estamos discutindo os grandes temas da mineração no Brasil e defendendo os direitos dos municípios que convivem diariamente com essa atividade e seus impactos econômicos, sociais e ambientais.”

Durante o evento, será lançada uma campanha nacional que denuncia a sonegação bilionária da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) por parte das mineradoras brasileiras. A iniciativa se baseia em dados do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontam para R$ 20 bilhões em tributos sonegados nos últimos anos.

“Essa é uma luta fundamental para os municípios mineradores e afetados. As mineradoras precisam cumprir suas obrigações e garantir que a mineração gere benefícios reais para as cidades, além dos empregos e impostos. Queremos que essa riqueza mineral se traduza em sustentabilidade para o presente e o futuro das nossas comunidades. Os municípios não vão mais aceitar uma mineração mal feita, mal legislada, mal fiscalizada e mal regulada pelo governo federal, cujos reflexos negativos recaem sobre os territórios”, enfatiza Lage.

A Reforma Tributária também será tema de destaque na Assembleia. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG) fará uma apresentação sobre o andamento da proposta no Congresso Nacional e os próximos passos a serem adotados pelo Legislativo e pelo Governo Federal.

 

Reunião com a ANM

No período da tarde, a partir das 14h30, a AMIG se reunirá com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa. O encontro terá como pauta central a urgente necessidade de fortalecimento institucional da Agência, especialmente no que diz respeito à sua capacidade de fiscalização da atividade mineral e ao suporte técnico oferecido aos municípios mineradores e afetados pela mineração.

“A ANM vive um momento crítico, com limitações estruturais que comprometem sua capacidade de fiscalizar adequadamente o setor mineral e de garantir a correta arrecadação dos tributos devidos ao país. O Brasil precisa de uma mineração responsável e transparente — e isso só será possível com uma agência reguladora forte, técnica e imparcial”, afirma o Marco Antônio Lage.

 

Marco Antônio Lage -crédito Robson Oliveira

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile