Para mim, a melhor solução para nosso país é completar o processo de independência nacional._
Há anos, a “nata” da política Brasileira, pautada pela grande mídia, movida unicamente por interesses financeiros, diz que a solução do nosso país são as REFORMAS ESTRUTURANTES.
Estou hoje com 38 anos e já vi, nesses poucos anos de atuação política, três reformas previdenciárias acontecerem. Todas na era PSDB/PT, sempre com a mesma narrativa de que o país está quebrado e de que depende dessas reformas “primordiais” para que haja desenvolvimento.
Agora revivemos o mesmo discurso de sempre… Com os mesmos personagens de sempre… Única coisa diferente foi um ponto de convergência entre a REDE GLOBO e o BOLSONARO!!!
No entanto, hoje, nesse meu primeiro artigo, não gostaria de entrar nessa guerra visceral de esquerda versus direita, amor versus ódio, ser versus não ser…
Gostaria de retomar às minhas raízes GETULISTAS e afirmar que nenhuma dessas reformas é estruturante para nosso país, porque não enfrentar a questão central que é a proteção de nossa soberania.
Abaixo lhe peço permissão para descrever o tripé que acho fundamental para sairmos dessa crise que nos assola há décadas. Essa receita econômica já foi implementada no nosso país, e detalhada, de forma explícita, na CARTA de GETÚLIO VARGAS, do dia 31 de janeiro de 1954!!! E o resultado dessa receita foi simples: O PAÍS QUE MAIS CRESCEU no MUNDO!!!
1) *O VALOR DO TRABALHO* – Balança Comercial e seus valores agregados!!! Não podemos ser um quintal de matéria-prima, sem valor agregado!!! Só os números simples das exportações e importações não traduzem a realidade de independência nacional!!!
Ser o celeiro do mundo é excelente, desde que o mesmo seja um gerador de riquezas para nosso país, não uma forma moderna de nos escravizar!!!
Temos que ir na raiz do problema, nesse assunto: O VALOR DO TRABALHO INCORPORADO NO PRODUTO FINALl!!! Somos um escravo de nos mesmos!!!
TECNOLOGIA se produz ou se readapta com o que temos e, em seguida, começamos a investir para tal avanço!!! Usar a importação como forma de justificar um “avanço” na nossa tecnologia e sermos um eterno escravo das mentes de fora não é um caminho emancipador.
Até hoje é assim… Os JORNAIS noticiam que nossa balança está SUPERAVITARIA. Grande engano! Só deixa mais claro que estamos a cada dia sendo mais explorado!!!
A balança comercial só terá justiça social se for observado o valor do TRABALHO empregado naquele produto, aí sim terá a real relação!!! Caso contrário, é só mais uma constatação que estamos sendo ROUBADO todos os dias!!!
2) Outro ponto em que precisamos parar de sangrar: REGISTRO DE CAPITAIS e REMESSAS DE LUCROS!!!
O DECRETO LEI do GETÚLIO VARGAS n. 9.025, de 27 de fevereiro de 1946, CRIOU UM SISTEMA DE GARANTIA DE CÂMBIO PARA AS REMESSAS DE LUCROS, de ATÉ 8% SOBRE O CAPITAL ESTRANGEIRO, E incluía também a garantia de RETORNO DO MESMO NA BASE DE 20% AO ANO!!!
Não sou contra o CAPITAL EXTERNO!!! Mas é preciso delimitar regras. Por que no Brasil pode tudo? Nos EUA, não é assim… Por que aqui tem que ser?
Não dá para vir aqui BAGUNÇAR o país com um falso investimento e, depois de alguns dias, ir embora sem compromisso nenhum!!!
Definir esses números, para muitos, é considerado ingerência do ESTADO na economia!!! Porém, por que os mesmos que pensam isso não vão criticar os EUA, o JAPÃO e a EUROPA que fazem exatamente isso? Por que o olhar crítico somente para o BRASIL?
Porque desejam que a nossa função histórica seja sustentar o primeiro mundo, posto que somos terceiro mundo.
*Não, não aceito essa justificativa!!!*
3) A lei n. 1.807, de 07 de janeiro de 1953, ESTABELECE um ponto muito importante. Ela é considerada por muitos o rompimento do Getúlio Vargas com o sistema financeiro internacional!!!
GARANTIA DE CÂMBIO para os JUROS DE CAPITAIS e AMORTIZAÇÃO de EMPRÉSTIMOS na base de 8% a 10% ao ano!!!
Na prática, taxava os banqueiros, a bolsa de valores (ainda inexistente no período) e toda a especulação!!!
GETÚLIO VARGAS deixa claro novamente que não tem problema ganhar em cima do BRASIL, em especial, os INVESTIMENTOS EXTERNOS DIRETOS. A questão é que deixe a sua contribuição para o país!!! Todos pagam, por que eles não podem pagar?
Aí sim… Esses são os três pontos que considero fundamentais para nosso país sair da crise na qual se encontra há anos…
Voltaríamos a achar que existe um BRASIL para os BRASILEIROS caso essas três questões aconteçam. Podemos debater muitas outras sugestões e idéias. No entanto, qualquer outra questão que seja debatida sem enfrentar esses três pontos estruturantes da nossa economia não passa de manobra para esconder os reais entraves ao DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
Agradeço o fato de terem me dado a oportunidade de expor as minhas idéias. Hoje me nutro de uma inspiração peculiar: estou na PARAIBA, na capital JOÃO PESSOA!!!
Ver um Estado tão aguerrido e com tantas histórias incríveis me fez refletir sobre nosso papel nessa terra!!!
Me *NEGO* a aceitar essa situação na qual o país está inserido!!!
*Tem que taxar os lucros e aumentar a taxação para heranças*
Estamos no caminho inverso, quem pagará a conta serão as classes médias e populares.
Precisamos sair dessa polarização de torcida organizada. Temos que focar nas idéias e projetos para nosso país!!!
No Brasil, *CINCO famílias têm o que 80 milhões de pessoas possuem*.
Senão enfrentar aí, é brincadeira de enfrentar os privilégios.
A desigualdade se perpetua na herança.
Sabe qual é a taxa para grandes heranças nos EUA?
*40%*
No Brasil, no maximo 8%.
E a riqueza segue de pai para filho… e a pobreza também!!!
De uma coisa tenho convicção a cada dia que se passa: minha vida se constrói para meus filhos e para ajudar nessa construção central!!!
*Me inspirei hoje na BANDEIRA da PARAIBA:*
*Vermelho* cor do Sangue, Luta e Paixão por esse país!!!
*Preto* cor do Luto pelo momento em que vivemos hoje e pela falta de expectativa a médio e longo prazo!!!
*NEGO!!! NEGO!!! NEGO!!!*
Assim bravou JOÃO PESSOA quando tentaram lhe impor correntes e mordaça aos seus SONHOS E ESPERANÇAS!!!
Estou contigo, JOÃO PESSOA!!!
*VIVA O BRASIL!*
*VIVA GETÚLIO VARGAS!*
*VIVA JOÃO PESSOA!*
Daniel Correa
daniel_assessoria@ig.com.br