Brasília lidera transparência na Copa do Mundo de 2014

0
15

 

Novo levantamento do Instituto Ethos coloca capital federal na liderança do ranking de prestação de contas das obras do mundial de futebol

 

Brasília é a cidade com maior índice de transparência nos investimentos relacionados à Copa do Mundo, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Ethos. A capital federal obteve 77,26 pontos, ficando à frente de Porto Alegre, que recebeu 71,82 pontos, e Belo Horizonte, com 70,33 pontos.

 

Os Indicadores de Transparência, umas das ações do projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”, são uma ferramenta que permite medir, de maneira objetiva, a transparência e os canais de participação da população em relação aos investimentos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

 

Para o governador Agnelo Queiroz, não há surpresas. “Trabalhamos com extrema seriedade e competência, e essa pesquisa mostra que as obras estão no nível que o país merece. Temos que fazer obras com qualidade, para amanhã não termos que fazer reformas e mais reformas”, ressaltou.

 

Segundo a subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção no DF, Soraia Mello, o resultado é a coroação de um trabalho intenso: “Já esperávamos uma qualificação melhor, porque nos dedicamos a isso de maneira incansável. O primeiro lugar é uma notícia muito grata”, comemorou.

 

O secretário de Transparência e Controle do DF, Mauro Noleto, destacou que esse é mais um indicativo de que o GDF “caminha firme” no sentido de atender às demandas sociais por mais transparência na gestão pública.

 

“Podemos avançar mais e já estamos caminhando na direção da ampliação das ferramentas de acesso amplo à informação, conforme prevê a lei, e seguindo a firme determinação do governador Agnelo nesse sentido”, enfatizou Noleto.

 

FERRAMENTAS – A pontuação de Brasília nos Indicadores de Transparência do Instituto Ethos atesta, ainda, os avanços do GDF nesse quesito em 2013. O maior exemplo foi a implantação do Portal Transparência na Copa, desenvolvido com o objetivo de ampliar a transparência das ações do Distrito Federal para a realização do evento esportivo e permitir mais facilmente o acompanhamento pela sociedade.

 

A página traz informações sobre recursos investidos, licitações, contratos e execução financeira das ações implementadas pelo GDF para o mundial de futebol do próximo ano. Além do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, outras ações nas áreas de mobilidade urbana, turismo e segurança, por exemplo, são divulgadas no site.

 

As informações são constantemente atualizadas. “Vamos aprimorar ainda mais o portal. A ideia é facilitar o acesso ao conteúdo. As informações já estão disponíveis. Agora, queremos avançar ainda mais no aprimoramento do conteúdo e nos canais de acesso”, garantiu a subsecretária Soraia Mello.

 

PONTUAÇÃO – A avaliação do Instituto Ethos ocorre em duas dimensões: Informação e Participação. No primeiro aspecto, são avaliados itens como Informação (no qual Brasília obteve 74.73 pontos), Conteúdos Disponíveis (70,16 pontos), Portal Internet (86,94 pontos) e Outros Canais (62,5 pontos).

 

No quesito Participação, são analisados os itens Participação, Audiências Públicas e Ouvidoria. Nos três, Brasília obteve a nota máxima: 100 pontos.

 

Na última avaliação, realizada em 2012, Brasília havia obtido a nota 14,63. Entretanto, na época em que o questionário foi realizado, as ferramentas de transparência atualmente utilizadas ainda não haviam sido implantadas.

 

Confira o ranking de transparência das cidades-sede em 2013:

 

 

Cidade Pontuação Índice de transparência
Brasília 77,26 Alta
Porto Alegre 71,82 Alta
Belo Horizonte 70,33 Alta
Rio de Janeiro 50,37 Média
Cuiabá 49,08 Média
Curitiba 45,87 Média
São Paulo 38,15 Baixa
Recife 35,55 Baixa
Manaus 25,18 Baixa
Fortaleza 23,24 Baixa
Salvador 19,48 Muito baixa
Natal 12,21 Muito baixa

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui