A biometria foi uma das soluções encontradas para acabar com as irregularidades no ponto dos deputados, como no caso de Robério Negreiros
ACâmara Legislativa assinou, nessa terça-feira (08/10/2019), o contrato para a modernização das sessões plenárias. A medida contará com a instalação de painéis eletrônicos de votação e sistema biométrico de presença dos deputados distritais durante as sessões. O convênio de 36 meses custará cerca de R$ 1,9 milhão e entra em operação num prazo de 60 dias.
O contrato foi fechado pela Mesa Diretora e pela Coordenação de Modernização e Informática (CMI) da Casa com a empresa Visual, que presta o mesmo serviço no Senado Federal. O objetivo é que, a partir desta quinta-feira (10/10/2019), seja iniciado o calendário de instalação.
“Com o cronograma pronto, esperamos que todo equipamento com reconhecimento biométrico de digitais e sistema de votação possa estar instalado em 1º de novembro e teremos ao menos uma sessão de votação, ainda este ano, com a utilização do painel”, anunciou o vice-presidente do Legislativo local, Rodrigo Demalsso (Republicanos).
De acordo com o coordenador da CMI, Marcelo Hebert de Lima, o sistema vai muito além dos painéis e da biometria. Toda a parte de som e imagem das sessões estará interligada à nova aparelhagem. Um datacenter externo será utilizado para gerar o programa e evitar a ação de hackers.
O contrato ainda prevê treinamento dos servidores, acompanhamento das reuniões plenárias pela empresa durante seis meses, além de um novo treinamento três meses antes do fim do contrato. A intenção é evitar a falta de suporte, caso o acordo não seja renovado.