O Procon-DF realizou nesta quinta-feira mais uma conciliação entre clientes e fornecedores. A Jorlan, empresa do grupo General Motors, se comprometeu a realizar troca de veículo Captiva que apresentava defeito por um Cruze zero quilômetro, a pedido da consumidora Helena Maria, que procurou o Procon para solucionar o problema.
“Essa ação é extremamente benéfica para a empresa. É um momento de conversa e conciliação fora do ambiente jurídico que muitas vezes não acontece. Estamos satisfeitos com o resultado”, observa July Ferreira, advogada do grupo Jorlan.
“Quando procuramos o Procon-DF, tivemos a certeza de que teríamos a situação resolvida. Resolvemos o problema de uma maneira que acabou ficando boa para as duas partes”, destacou a consumidora Helena Maria.
A sala de conciliação é o espaço para a promoção de encontros, sempre na presença de um mediador designado pelo Instituto, entre consumidores e fornecedores, que serão previamente comunicados sobre data e horário de comparecimento por meio de uma notificação.
“A conciliação é o método mais eficaz para resolver os conflitos na relação de consumo e diminuir a quantidade de processos juridicos”, ressalta Todi Moreno, diretor-geral do Procon-DF.
No futuro, com a aprovação dos projetos de alteração do Código de Defesa do Consumidor, em trâmite no Congresso Nacional, há a possibilidade das audiências de conciliação substituírem aquelas realizadas pelo Poder Judiciário.