“Não se fala em cortar despesas, em reformar a previdência. Problema sério não se resolve. O governo só quer saber de aumentar impostos, editar medidas provisórias sem pé nem cabeça e taxar blusinhas”, disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR) ao discursar, na sessão plenária desta terça-feira (11/6).
O senador elencou erros na condução da política econômica do governo Lula, como o crescimento do déficit nominal, que chegou a 9,41% do PIB (R$ 1trilhão e 66 bilhões nos últimos 12 meses): “O Brasil não tem como pagar a dívida interna, ai tem que estruturar e alongar prazos, mas, pra isso tem que ter credibilidade. O Lula diz que o Brasil é um país seguro para investimento, mas a lógica é falsa. O governo não faz superávit primário, o governo não paga a dívida, e ainda assim faz déficit primário? Como vamos confiar nesse governo? Do jeito que o governo Lula está fazendo, vai terminar pior do que o governo Dilma”.
Oriovisto disse ainda que a digital do imposto das blusinhas é do governo e disse que a medida provisória que limitou a compensação de créditos de PIS/COFINS mostrou que o desespero do PT é grande: “Foi de uma insensibilidade gritante. Uma medida provisória editada na calada da noite, sem consultar o Congresso e que prejudicou especialmente o setor que exporta. Conclusão: isso desestruturou a balança comercial. E as consequências estão aí: dólar alto e bolsa caindo”.
Veja o vídeo deste pronunciamento: