Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira (22/8) aponta Eliana Pedrosa (Pros) com 15% das intenções de voto para o Governo do Distrito Federal. Em seguida, Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece com 14% e Rogério Rosso (PSD) reúne preferência de 13% dos eleitores.
Alberto Fraga, do DEM, está na quarta colocação com 8% dos votantes. Uma parcela de 5% dos eleitores prefere o general Paulo Chagas, do PRP. Fátima Sousa (PSol) e Miragaya, do PT, têm 3% das intenções de voto no DF. Alexandre Guerra, do Novo, e Ibaneis Rocha, do MDB, estão com 2%. Guillen, do PSTU, e Renan Rosa (PCO) alcançam percentual de 1%.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, a leitura do cenário medido pelo Datafollha no DF é de empate técnico entre os três primeiros candidatos, ou seja, Eliana Pedrosa, Rollemberg e Rogério Rosso.
A pesquisa, encomendada pela Folha de S. Paulo e TV Globo, foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto, quando foram ouvidos 919 eleitores de todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
De acordo com a versão espontânea do levantamento – quando o pesquisador não sugere os nomes dos candidatos, mas apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar –, Rollemberg aparece com 8%, seguido por Eliana Pedrosa (4%), Alberto Fraga (3%), Rogério Rosso (3%), Alexandre Guerra (1%), Fátima Sousa (1%), General Paulo Chagas (1%), Ibaneis (1%) e Miragaya (1%).
Brancos e nulos
Um total de 24% dos eleitores respondeu que vai votar branco ou nulo e outros 8% disseram não saber em quem votar quando estimulados com os 11 candidatos que se apresentaram à disputa pelo Palácio do Buriti.
No caso da pesquisa espontânea, 16% declararam que vão optar pelo branco ou nulo e um conjunto de 57% afirmou não saber ainda em quem votar.
Rejeição
Entre os 11 candidatos ao GDF, o campeão de rejeição é o governador Rodrigo Rollemberg. Um total de 49% dos entrevistados respondeu que não votaria nele de jeito nenhum. A segunda maior rejeição é ao nome de Alberto Fraga (28%), seguida por Eliana Pedrosa (21%), Rogério Rosso (19%), Miragaya (16%). Alexandre Guerra é quem apresenta a menor rejeição entre todos os postulantes, de apenas 1%.
Confira o ranking:
Pesquisa estimulada para governador:
Eliana Pedrosa (Pros): 15%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 14%
Rogério Rosso (PSD): 13%
Alberto Fraga (DEM): 8%
General Paulo Chagas (PRP): 5%
Fátima Sousa (PSol): 3%
Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Ibaneis Rocha (MDB): 2%
Guillen (PSTU): 1%
Renan Rosa (PCO): 1%
Brancos/Nulos: 24%
Não sabe: 8%
Pesquisa espontânea para governador (quando o pesquisador não sugere os nomes dos candidatos, mas apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar):
Rodrigo Rollemberg (PSB): 8%
Eliana Pedrosa (Pros): 4%
Alberto Fraga (DEM): 3%
Rogério Rosso (PSD): 3%
General Paulo Chagas (PRP): 1%
Fátima Sousa (PSol): 1%
Miragaya (PT): 1%
Alexandre Guerra (Novo): 1%
Ibaneis Rocha (MDB): 1%
Brancos/Nulos: 16%
Não sabe: 57%
Fonte: Metrópoles
Rogério Rosso; ascensão meteórica e menor rejeição entre os primeiros colocados vai dar trabalho nesta eleição. Vamos aguardar a propaganda na TV.