Home Brasil De olho na Caixa, Lira emplaca advogada pessoal para comandar o banco

De olho na Caixa, Lira emplaca advogada pessoal para comandar o banco

0

O Progressistas (PP) sempre gostou da Caixa, principalmente nos governos do PT. E agora, o partido simplesmente passa a tomar conta do banco!

Amiga, advogada e aliada de primeira hora do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a ex-deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) deve ser anunciada ainda nesta semana como a nova presidente da Caixa Econômica no lugar de Rita Serrano, que era da cota pessoal do presidente Lula.

A substituição de Serrano faz parte do troca-troca ministerial que deve ocorrer ao longo desta semana. Lula já sinalizou a aliados que pretende alocar aliados de PP, Republicanos e União Brasil no governo federal até sexta-feira.

Em 2020, a Polícia Federal (PF)  investigava através de inquérito policial, instaurado no âmbito da “Operação Topique”, contrato celebrado entre a Vice-Governadoria do Estado do Piauí, na gestão de Margarete Coelho  e a Locar Transportes, do empresário Luiz Carlos.

A investigação apurava a tramitação de processo licitatório que possibilitou a contratação da empresa para prestação de serviços de locação de 06 (seis) veículos no montante de R$ 891.181,48 (oitocentos e noventa e um mil, cento e oitenta e um reais e quarenta e oito centavos), referente ao período de janeiro de 2016 a dezembro de 2018, durante o mandato da então vice-governadora Margarete Coelho, que em 2020 exercia atualmente o mandato de deputada federal.

Segundo Relatório de Análise de Policia Judiciária n° 011/2019, durante a gestão de Margarete Coelho como vice-governadora do Estado do Piauí, a empresa Locar Transportes Ltda., administrada por Luiz Carlos Magno Silva, foi beneficiada com contratos de locação de veículos. Ocorre que, a análise do procedimento licitatório que ensejou a contratação da empresa apresenta diversas irregularidades, apontando favorecimento e fraude documental

Na análise da legalidade da celebração do Contrato n° 002/2016 e seus aditivos, foram constatadas inúmeras irregularidades, dentre elas: inserção de documentos fraudados em processo; fiscalização do contrato sem crítica ao descumprimento dos termos contratados, no tocante à especificação dos veículos; e pagamentos integrais à Locar, apesar de alguns veículos disponibilizados apresentarem especificações inferiores às contratadas.

Além dessas irregularidades, foram constatados indícios de fraude no processo que dizem respeito à suspeita de que a instrução e a assinatura do Termo Aditivo n° 01/2016 teriam ocorrido após a publicação do extrato desse aditamento contratual no Diário Oficial do Estado.

Segundo o relatório, essas irregularidades e os indícios de fraude indicam que houve atuação em conluio entre agentes públicos e políticos da Vice-Governadoria do Estado do Piauí e as empresas do grupo investigado no âmbito da Operação Topique. O inquérito foi enviado à Justiça Federal no dia 19 de maio de 2020, com pedido de dilação de prazo para a continuidade das investigações.

Já em 2022, atendendo apelo do PP, que estava alinhado com Bolsonaro, a ex-deputada federal e ex-vice-governadora do Piauí Margarete Coelho (PP) participou ativamente da campanha à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL). A ex-parlamentar, atual diretora de administração e finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), acompanhava a então primeira-dama Michelle Bolsonaro  na caravana “Mulheres com Bolsonaro”. Na reta final das eleições de 2022, Michelle se engajou em viagens pelo país para buscar o voto feminino para o marido, acompanhada de uma tropa de choque feminina que incluía a senadora Damares Alves, a vice-governadora do DF Celina Leão e outras parlamentares do PL e PP.

Margarete Coelho não se reelegeu nas eleições realizadas em 2022, mas ganhou no governo Lula, o cargo de  Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, apoiada por Ciro Nogueira (PP-PI) e Arthur Lira (PP-AL).

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile