O parlamentar divulgou nota a respeito do inacreditável aumento do preço dos combustíveis nos postos do Distrito Federal. Confira:
Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CLDF, tenho atuado de forma firme no combate aos abusos praticados pelos postos de combustíveis, que, sob o controle de um sindicato patronal, impõem aumentos exorbitantes nos preços da gasolina.
O recente aumento, que elevou o preço para R$6,60, ocorre antes do reajuste programado para fevereiro, quando o ICMS seria ajustado. Essa medida, que afetará todos os estados, inclusive o DF, é uma decisão dos governadores e tende a agravar ainda mais a difícil situação econômica dos brasilienses.
É importante destacar que o sindicato patronal tem contribuído diretamente para essa injustiça, apoiando aumentos sem justificativa clara.
Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, estou encaminhando uma representação ao CADE, à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, à Delegacia do Consumidor e à Promotoria de Defesa do Consumidor do DF. Nosso objetivo é combater essa prática abusiva e garantir os direitos dos consumidores.
Além disso, temos uma audiência marcada com o Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios na segunda-feira (20), às 16h, para dar continuidade ao enfrentamento dessa questão e buscar soluções que assegurem preços justos e acessíveis para todos. Na oportunidade vou sugerir a criação de uma força-tarefa para investigar e monitorar os abusos nos postos de combustíveis, buscando ações mais eficazes para resolver esse problema.
Continuarei lutando incansavelmente em nome dos consumidores, por um DF mais justo.
Chico Vigilante
Deputado Distrital