O grupo é composto por partidos alinhados tanto à direita quanto à esquerda, por isso, para ele, para alcançar o entendimento necessário, o diálogo é essencial
O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, o deputado Elmar Nascimento (BA), assumiu, nesta quarta-feira (14), o maior bloco do parlamento. O grupo reúne 161 deputados e oito partidos: União Brasil, Progressistas, PSDB/Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD. Elmar deve permanecer no cargo até fevereiro.
Ao assumir a liderança do “blocão”, Elmar Nascimento enfrenta um novo desafio em sua trajetória política, reforçando sua postura de negociador. O grupo é composto por partidos alinhados tanto à direita quanto à esquerda, tornando o diálogo uma ferramenta essencial para alcançar o entendimento necessário.
“A minha experiência à frente do União Brasil, um dos maiores e mais heterogêneos partidos do país, certamente contribui para liderar este bloco. Com partidos diversificados, mas unidos por um objetivo comum: o bem do Brasil. É isso que nos une”, afirmou.
Elmar pretende manter sua postura de negociador para criar consensos em torno de pautas relevantes que a Câmara terá que votar neste semestre. Entre essas pautas estão a regulamentação da Reforma Tributária e o PL 1.725 de 2024, que cria o programa Acredita, destinado a instituir linhas de crédito para baixa renda e pequenos empreendedores.
“A convergência de ideias e o entendimento mútuo serão nossos pilares para avançar nas discussões e aprovações necessárias. Juntos vamos contribuir para construir um futuro melhor para todos os brasileiros, respeitando as diferenças e valorizando o diálogo”, postou em suas redes sociais.
O posto de líder deste bloco reforça o respeito que Elmar tem de seus pares. Seu nome tem sido apontado como o favorito de Arthur Lira (Progressistas- AL), atual presidente, para sucedê-lo.
Sobre Elmar Nascimento
A trajetória política de Elmar teve início em sua cidade natal, Campo Formoso (BA). Ele foi eleito vereador em 1996 e reelegeu-se em 2000. Foi deputado estadual em 2002, 2006 e em 2010. Nas eleições de 2014, chegou à Câmara dos Deputados com 88.334 votos. Em 2018, foi reeleito para o segundo mandato federal, com 103.823 votos. Em 2022, foi reeleito pela 3a vez com 175.439 votos.
Elmar Nascimento foi escolhido por três anos seguidos como um dos 100 mais influentes parlamentares pelo levantamento “Cabeças” do Congresso Nacional”, publicação anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP. Líder do União Brasil, ele é classificado pela pesquisa como um bom articulador e negociador. Os “Cabeças” são os parlamentares que exercem real influência no processo decisório e sobre os atores nele envolvidos.