Aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o requerimento número 205/2019, determinando a realização de Audiência Pública com a finalidade de esclarecer denúncias de irregularidades na Fundação GEAP Autogestão em Saúde, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM)/RJ), subscrita pelos deputados Zacharias Calil (DEM/GO), Jorge Solla (PT/BA), Darcísio Perondi (MDB?RS), Pastor Isidoro (Avante/BA), Luiz Antonio Medeiros (PP/RJ) e Alan Rich (DEM/AC).
Dada a gravidade das denúncias, os parlamentares irão solicitar ao Presidente da Comissão, deputado Antônio Brito (PSD/BA), que seja realizada ainda antes do recesso parlamentar que inicia dia 18/7.
Dentre os chamados a prestar esclarecimentos, está o atual Diretor-Executivo da GEAP, General Ricardo Figueiredo, indicado pelo ex-ministro Santos Cruz, que permanece no cargo mesmo após a saída de seu “padrinho”, e que é acusado de continuar a pagar faturas milionárias de contratos sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
O General Figueiredo era a esperança de milhares de beneficiários da GEAP, mas tão logo tomou assento na cadeira de número 1 da Fundação, virou as costas e agora terá de se explicar na Câmara dos Deputados, só que desta vez sem o apoio de Santos Cruz e com o amigo Onyx Lorenzoni extremamente desgastado no Governo Federal e no Congresso Nacional.
Figueiredo deveria renunciar hoje para não passar vergonha maior lá na Comissão. É o fim da linha do General que virou amigo de empresários na GEAP.