Responsáveis por salvar vidas em momentos críticos, esses profissionais são essenciais em qualquer unidade médica
Por Pollyana Cabral
Nesta terça-feira, 30 de julho, foi celebrado o Dia Nacional do Cirurgião Geral, uma data criada para homenagear esses profissionais capacitados e indispensáveis nos serviços de urgência e emergência. Instituído pelo Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a data também marca a fundação da instituição em 1929.
Os cirurgiões gerais são especialistas aptos a realizar uma ampla gama de procedimentos, desde cirurgias abdominais até videolaparoscopias e cirurgias de trauma. “A responsabilidade do especialista está em cada segundo durante uma operação”, destaca a ginecologista e gerente de serviços cirúrgicos (GESEC), Fernanda Abdul Hak. Ela ressalta a importância desses profissionais, especialmente no atendimento a pacientes com necessidade de cirurgias traumáticas ou não traumáticas.
A atuação em Cirurgia Geral não se limita a uma carreira específica, mas também faz parte do caminho profissional de muitos médicos que pretendem se especializar em outras áreas. “Uma especialidade vital merece ser celebrada e reconhecida”, conclui a Dra. Fernanda.
O Dia do Cirurgião Geral é, portanto, uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que, diariamente, dedicam-se a salvar vidas e melhorar a saúde da população.