Home Distrito Federal ELEIÇÕES OAB-DF 2024 – ANÁLISE APONTA VITÓRIA DE VEVÉ NO PRÓXIMO DOMINGO...

ELEIÇÕES OAB-DF 2024 – ANÁLISE APONTA VITÓRIA DE VEVÉ NO PRÓXIMO DOMINGO (17/11)

0

Faltam apenas dois dias para as eleições da OAB-DF, e o clima do resultado já é previsível diante de episódios ocorridos nas últimas semanas. A campanha eleitoral foi acirrada e embolada na reta final

Segundo análise feita por repórteres e cientistas políticos ouvidos pela redação, que entrevistaram advogados e advogadas, leram matérias, acompanharam as respectivas redes sociais  e assistiram a todos os debates dos candidatos,  verificou-se o seguinte cenário na disputa pelo comando da OAB-DF:

Cleber Lopes – Chapa 10, Ordem com + Voz

Amigo e advogado de Ibaneis Rocha, o candidato simplesmente não conseguiu decolar, fato que desanimou boa parte dos amigos do governador que esperavam uma performance extraordinária de Cléber,  que derrapou em respostas e posicionamentos que lhe custaram muito. Na reta final de campanha, e sabedor da iminente derrota do amigo no próximo domingo (17), o governador viajou para a Itália, deixando de lado o candidato igual a situação do ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Boulos, que foi abandonado por Lula dias antes da eleição. Na classe, Lopes é visto como um cidadão distante da realidade de boa parte dos advogados do DF (isso explica porque ele atacou o Rap durante debate dentro da Câmara Legislativa do DF, fato que lhe custou um Moção de Repúdio por parte do distrital Max Maciel).

Paulo Maurício (Poli) – Chapa 01, OAB para Todos

Tesoureiro na pífia e omissa gestão de Délio Lins, Poli parece mesmo viver no mundo de Polyana, fugindo de respostas, omitindo informações e criando factoides para tentar se promover. Ele sabe que ao perder no domingo, uma séria auditoria em cima da gestão de Délio Lins poderá lhe causar uma enorme dor de cabeça num futuro próximo. Publicamente Poli sorri muito, mas no fundo tem tido pesadelos, principalmente por conta de uma suposta conversa nada republicana gravada por uma ex-aliada e que ainda poderá vir à tona nesta reta final de campanha. Até Délio deu uma esfriada na campanha do companheiro Poli, que simplesmente não convenceu nem decolou.

Everardo Gueiros (Vevé) – Chapa 20, Coragem para Mudar

Everardo Gueiros (Vevé)

Principal defensor das prerrogativas dos advogados, de longe é o mais preparado, articulado e antenado com a classe. Nos debates, Everardo Gueiros (Vevé) deu verdadeiro show de conhecimento, simpatia e experiência, com propostas sensatas e exequíveis  e ainda apontou os erros, omissões e crimes da atual gestão. Isso sem falar que nas últimas semanas ganhou apoio de centenas de advogados e advogadas que passaram a admirá-lo após vê-lo nos debates. Conservador,  Vevé também recebeu relevante apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, da deputada federal e presidente do PL-DF, advogada Bia kicis, do senador Izalci Lucas e da advogada e senadora Damares Alves. Durante a campanha Vevé foi duramente atacado por ações orquestradas pela situação, mas foi pra cima, superou e agora aparece como favorito para presidir a OAB-DF.

Cristiane Damasceno – Chapa 33, Inovar a Ordem

Apesar de competente e simpática, ela não conseguiu crescer durante a campanha, mas marcou ponto para o futuro. A nítida timidez não ajudou.

Karolyne Guimarães – Chapa 99, A OAB que eu Preciso

Boas propostas mas mesmo assim não conseguiu crescer nesta campanha, apesar do intenso apoio do coordenador, Lucas Kontoyanes, que atuou em outras campanhas da OAB-DF. Ela foi bem nos debates.

 

As eleições ocorrerão neste domingo (17) e serão 100% online.

 

 

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile