O Plano Distrital de Educação, elaborado pelo Fórum Distrital de Educação foi tema de Comissão Geral na CLDF, na tarde da última quinta-feira (24). O Presidente da Casa, Wasny de Roure, o Presidente do Sindicato dos professores do DF (Sinpro-DF), Rodrigo de Paula, o deputado Evandro Garla e vários representantes da Educação no Distrito Federal participaram do debate.

O parlamentar defendeu que as escolas não podem ser apenas depósitos de estudantes, mas celeiros de futuros grandes pensadores e profissionais de sucesso. Ele também acrescentou que o PRB está preocupado com a educação. “Hoje, o PRB tem uma militância exclusiva para discutir as políticas públicas de educação do nosso país”.
O Presidente do Sinpro-DF, Rodrigo de Paula, afirmou que o Plano Distrital irá discutir as metas da educação para os próximos 10 anos. “O PDE tem diretrizes para uma Escola Distrital em Brasília, os locais onde possuirão faculdades distritais e outros pontos”, explicou.
Em seu discurso, Rodrigo revelou que a educação atual sofre com os papeis invertidos. “O filho do trabalhador estuda em escola pública no ensino fundamental e médio. Já no ensino superior ele ingressa na faculdade particular pagando altas mensalidades. Ao contrário, do filho de classe média, que estuda os primeiros anos em colégios particulares e entra na Universidade Pública. Com o Plano Distrital da Educação, isso irá mudar porque teremos uma Faculdade Pública Distrital, para contemplar os alunos de Educação Básica que estudaram na Rede Pública”, enfatizou.
Reportagem: Geysa Albuquerque
Foto: Jessé Vieira