Muita gente (e bota gente nisso) não tem gostado da omissão da Ordem dos Advogados do Brasil diante dos nítidos excessos do STT
E entre os milhares de advogados indignados com o tratamento dado por ministros do STF à colegas, um se destacou pela coragem, coerência e narrativa sobre o que está de fato acontecendo na seccional da OAB no Distrito Federal.
O advogado Everardo Gueiros (mais conhecido como Vevé) mandou recado curto e direto ao presidente da OAB-DF, Délio Lins. Confira:
Delinho,
Esta resposta da OAB-DF foi meramente protocolar, na tentativa de criar uma falsa narrativa de que a OAB está cumprindo suas obrigações na defesa das prerrogativas dos advogados, e isso não é verdade.
Há um descontentamento maciço da classe pela inação da casa hoje presidida por você. É notório que os advogados têm enfrentado dificuldades em acessar autos de processos, de se comunicar com seus clientes e de serem ridicularizados na tribuna dos diversos tribunais do País, como o foram essa semana no STF.
A afirmação de que a OAB não faz o suficiente é ululante. Parece estar apenas cumprindo formalidades e não tomando ações efetivas. Isso levanta preocupações legítimas, especialmente considerando a importância do papel da OAB na defesa dos interesses dos advogados, do devido processo legal e da manutenção do estado democrático de direito.
A constatação que a OAB está desconectada da realidade dos advogados é nítida. A ordem quer fazer parecer que está fazendo muito, mas na realidade, não está tomando medidas eficazes para enfrentar os desafios reais.
É crucial que a OAB vá além de meros ofícios e adote medidas concretas para proteger as prerrogativas dos advogados e apoie verdadeiramente a advocacia. A falta de ação da OAB em relação às ofensas aos advogados e à falta de apoio aos advogados é uma preocupação legítima que deve ser abordada.
Os fatos são inegáveis e devem prevalecer sobre qualquer versão que a OAB possa apresentar.
Everardo Gueiros