No governo do agora declarado comunista (e amigo de ditadores), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional contingenciou quase 90% dos R$ 95 milhões destinados por deputados catarinenses para projetos de contenção de inundações.
Este é o único fundo de prevenção de desastres designado pela bancada estadual do Brasil para este ano. Os recursos, originalmente destinados à região metropolitana do Alto Vale do Itajaí, também incluíam medidas para prevenir a erosão costeira e fluvial.
Embora Santa Catarina tenha sido afetada pelas recentes chuvas que atingiram o Sul do país desde o dia 27, os impactos foram menores em comparação com o estado vizinho do Rio Grande do Sul. Prevê-se mais chuvas para Santa Catarina até o fim desta semana. De acordo com o governo do estado, 33 municípios sofreram com tempestades, resultando em pelo menos 193 pessoas desalojadas e 46 desabrigadas, além de uma morte confirmada.
Valmir Cobalchini (MDB), coordenador da bancada de Santa Catarina, expressou surpresa com o congelamento dos fundos. Ele visitou o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional na última terça-feira para discutir a liberação dos recursos.
A emenda foi solicitada à bancada de Santa Catarina pelo governador Jorginho Mello (PL), que é contrário ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliado de Jair Bolsonaro (PL).
Tá explicado.
*Com informações do Terra Brasil Notícias