Membros do Comitê de Planejamento da Saúde fizeram benchmarking em unidade gerida pelo IgesDF
A equipe de gestores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) responsáveis pela implementação do Projeto Lean no Centro Cirúrgico do Hospital de Base recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita de representantes do Comitê de Planejamento da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A comitiva veio conhecer de perto o funcionamento do Projeto implementado na unidade, com o objetivo de avaliar a possibilidade de replicar a metodologia em hospitais regionais da rede pública.
Durante a visita, os profissionais da SES-DF observaram a dinâmica das ações do projeto e conheceram os painéis analíticos utilizados para o acompanhamento de indicadores de desempenho. Também discutiram temas relacionados à organização interna do centro cirúrgico, como o início das cirurgias até as 7h e a padronização de processos ligados à prescrição de medicamentos na farmácia hospitalar.
Fizeram parte da reunião a assessora da Gerência de Serviços Cirúrgicos (GESEC), Hadassa Cordeiro; o Assessor Técnico de Melhoria Contínua, Rafael Gomes Fernandes; a Chefe Assistencial do Centro Cirúrgico (COASS), Dra. Nadja Glória Graça; o Gerente de Serviços Cirúrgicos, Dr. Danillo Almeida; a Gerente de Regulação do HBDF, Luciene Lobão; a Chefe do Núcleo de Cirurgias Eletivas, Mariana Braga; o Chefe do Serviço de Anestesiologia e Medicina Perioperatória, Pablo Gutemberg; a Farmacêutica do Núcleo de Farmácia do HBDF, Daniele Pinheiro; e a Chefe do Núcleo de Farmácia do HBDF, Sâmara Rafaela.
De acordo com Daniela Solórzano, assessora especial da Secretaria Executiva do Comitê de Planejamento da Saúde, o encontro foi uma ação de benchmarking – termo usado para designar a busca de boas práticas para aplicação em outras unidades. “Viemos conhecer práticas que já estão avançadas aqui no Hospital de Base. Acompanhamos reuniões do colegiado cirúrgico e do time Lean para entender a dinâmica, a divisão hierárquica das equipes e como é o relacionamento entre os profissionais, especialmente com a anestesia, que é uma equipe estratégica”, explicou.
O Comitê de Planejamento da Saúde foi criado em fevereiro e reúne 13 especialistas divididos em seis frentes prioritárias. A missão do grupo é implementar a metodologia Lean em áreas-chave da rede pública, buscando eficiência, padronização de processos e sustentabilidade dos projetos implantados.
Segundo Daniela, a equipe já iniciou a primeira fase do projeto em uma unidade da SES e, ainda em abril, dará início à aplicação da metodologia em outro importante hospital da rede pública. “Nosso desafio é justamente aplicar o Lean nos centros cirúrgicos e prontos-socorros. Estamos mapeando boas práticas em várias unidades e a ideia é usar o que cada um tem de melhor para fortalecer o nosso projeto”, concluiu.