Ex-deputado distrital morreu em acidente de trânsito na BR-080 na última sexta. Juarezão deixa mulher e dois filhos.
Por G1 DF e TV Globo
Enterro do corpo do ex-distrital Juarezão (PSB) em Brazlândia, no DF — Foto: Kenzô Machida/TV Globo
O ex-deputado distrital Juarezão (PSB), morto na noite da última sexta-feira (21) em um acidente de trânsito na BR-080, foi enterrado na manhã deste domingo (23) no Cemitério de Brazlândia, no Distrito Federal. Ele deixou a mulher e dois filhos.
A cerimônia começou antes do horário previsto, que seria às 10h, com um cortejo pela região e seguiu até as 11h30. Cerca de 900 pessoas compareceram, segundo estimativa da Polícia Militar.
Enterro do corpo do ex-distrital Juarezão (PSB) em Brazlândia, no DF — Foto: Kenzô Machida/TV Globo
O corpo de Juarezão foi velado no sábado (22), no Santuário Arquidiocesano Menino Jesus de Praga, também em Brazlândia. Parentes e amigos do ex-parlamentar participaram do velório.
Acidente
Ex-deputado distrital Juarezão (PSB) é socorrido pelo Corpo de Bombeiros após acidente — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
O político morreu depois que a caminhonete que ele dirigia bateu na traseira de um caminhão. O acidente ocorreu por volta das 19h de sexta (21), no km 34 da BR-080, sentido Padre Bernardo (GO).
Segundo o Corpo de Bombeiros, Juarezão foi encontrado preso às ferragens e estava inconsciente. Ele chegou a ser entubado antes de ser levado ao Instituto Hospital de Base de helicóptero. Na unidade, ele foi diagnosticado com traumatismo craniano e não resistiu aos ferimentos.
Carreira política
Juarez Carlos de Lima Oliveira, conhecido como Juarezão, nasceu em Luziânia, no Entorno do DF, mas abraçou Brazlândia como “cidade natal”. Foi onde cresceu e criou a própria família.
Vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Juarezão (PSB) — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Funcionário público, ingressou na Secretaria de Saúde do DF em 1982, onde trabalhava até então, como técnico administrativo. Ele ocupou várias funções no GDF, como a de assessor de gabinete da Administração de Brazlândia e a de assessor especial do governador.
Juarez Carlos concorreu a uma vaga na Câmara Legislativa em 2006 e em 2010, mas não foi eleito. Somente em 2014 conseguiu a legislatura, com mais de 15 mil votos.
Como deputado distrital, chegou ao posto de vice-presidente da casa em 2016, depois de a ex-deputada Liliane Roriz (PTB) renunciar ao cargo. Tentou se reeleger, mas alcançou pouco mais de 7 mil votos na eleição passada.