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Lobby do mercado brasileiro de varejo para taxar produtos do exterior

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”O motivo para taxar as compras faz parte de um lobby do mercado de varejo brasileiro. Esse lobby se baseia em falta de isonomia da lei entre empresas brasileiras, que pagam cerca de 90% de tributos, versus empresas estrangeiras de varejo on-line, que pagam os atuais 17% para empresas inscritas no programa Remessa Conforme ou, em média, 60% para aquelas que não estão no programa e realizam vendas acima de 50 dólares. Nos últimos anos, o varejo vem sofrendo com a situação econômica com altas taxas de juros para os financiamentos e aumento da inflação, que refletiram em baixas nas vendas e fraco desempenho operacional. Segundo o lobby no governo, a falta de isonomia da lei ampliou os prejuízos e enfraqueceu ainda mais o desempenho operacional. O mercado como um todo reagiu derrubando os preços das ações. Por exemplo, empresas como Magazine Luiza, Casas Bahia, Lojas Marisa apresentaram quedas no valor de mercado, cerca de -43%, -39% e -53% de queda em 2024. Essa aprovação pode refletir positivamente nos preços das ações e, quem sabe e a depender dos novos investimentos do setor, podemos ver no próximo semestre melhores desempenho do setor de varejo on-line”, comenta Johnny Mendes, professor da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa e especialista em Economia.

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