Home Distrito Federal Mais um passo para o grande dia: casais do Casamento Comunitário vivem...

Mais um passo para o grande dia: casais do Casamento Comunitário vivem a emoção da prova dos trajes

0

Momento especial antecede a primeira edição do programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, que acontece em 23 de março. Até o fim do ano, 600 casais terão a chance de oficializar a união

O consultor de vendas Jefferson Moreira da Silva, de 37 anos, e a cuidadora de idosos Ana Beatriz Souza, de 38, moradores de São Sebastião, estão juntos há mais de 20 anos. O casamento sempre foi um sonho, mas as dificuldades financeiras fizeram com que o grande dia fosse adiado. Agora, graças ao programa Casamento Comunitário, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), esse desejo está prestes a se tornar realidade.

A prova dos trajes foi um dos momentos mais emocionantes dessa jornada. Jefferson, ao vestir o terno, sorriu nervoso e confessou: “Estou muito feliz, suando frio, porque ao vestir o terno me vi pela primeira vez noivo”. Na sala ao lado, Ana Beatriz não conteve as lágrimas ao experimentar o vestido de noiva. “Foi como se um filme passasse na minha cabeça. Lembrei de tudo que já vivemos juntos e de como sempre sonhamos com esse dia”, disse, emocionada.

A mesma felicidade tomou conta da diarista Gleisi Flávia Souza, de 36 anos, que se casará com Ícaro Xavier, de 37. O casal tem uma história de amor inusitada: eles se conheceram há nove meses em uma tenda de atendimento a pacientes com dengue, onde ambos estavam debilitados. Entre febres e dores, começaram a se ajudar, e o cuidado mútuo se transformou em amor. No dia da prova do vestido, Gleisi chorou ao se ver pronta para o casamento. “Me senti uma princesa. Estou vivendo um sonho”, declarou.

Assim como Jefferson, Ana Beatriz, Gleisi e Ícaro, dezenas de casais participaram nesta quinta-feira (27) da prova dos trajes para o grande dia. Os noivos puderam escolher, entre centenas de modelos, as roupas que melhor representam a realização desse sonho. No caso destes dois casais, os trajes serviram como uma luva, sem necessidade de ajuste. Mas, para aqueles que precisaram, uma equipe da Sejus esteve presente para realizar as últimas adequações.

Dia do tão sonhado “sim”

A cerimônia será realizada em 23 de março, e até o momento, 91 casais já estão confirmados para essa primeira edição do ano, que conta com 150 vagas disponíveis. Ao longo de 2025, o programa beneficiará 600 casais em situação de vulnerabilidade social, divididos em quatro edições.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou a importância da iniciativa: “É uma forma de promover dignidade, inclusão e o fortalecimento das famílias no DF. Muitas vezes, o sonho do casamento esbarra em barreiras financeiras, e o programa vem justamente para quebrar essas barreiras, oferecendo aos casais a oportunidade de oficializar sua união de forma acessível e especial.”

Cerimônia completa e estrutura garantida

Criado pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 440 casais em dez edições desde sua implementação. Neste ano, as cerimônias ocorrerão nas seguintes datas: 23 de março, 29 de julho, 31 de agosto e 7 de dezembro, com 150 casais por edição.

Para tornar esse dia ainda mais especial, a Sejus não apenas cobre todas as taxas cartoriais, como também garante uma estrutura completa para a cerimônia. Parcerias com diversas entidades possibilitam a distribuição de vestidos de noiva e ternos para os noivos, além de um voucher para transporte até o local da celebração, no Pontão do Lago Sul.
O evento contará com decoração especial, espaço para fotografias e um ambiente preparado para que os casais vivam um dia inesquecível. Além disso, as noivas terão direito a maquiagem e penteado, garantindo que cada detalhe do casamento seja perfeito.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile