Por Luciano Lima
Associações da sociedade civil organizada, grupos de pedal, movimentos em defesa do meio ambiente e do cerrado, grupos de caminhadas e cidadãos comuns vão se reunir neste domingo (27), a partir das 8h, na Floresta Nacional de Brasília (Flona), com concentração próxima ao Quiosque dos Mapas, para uma manifestação contra a privatização da FLONA e do Parque Nacional de Brasília (PNB), que foi apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
A ideia da manifestação é chamar a atenção do ICMBio e também do Ministério do Meio Ambiente sobre a preocupante pauta de privatização da gestão dos serviços de visitação da FLONA e do PNB.
Os manifestantes, que já lançaram um manifesto com observações bem detalhadas, querem chamar a atenção de toda sociedade brasiliense sobre o perigo que pode ser entregar para a iniciativa privada a gestão de áreas estratégicas que são responsáveis por dois grandes mananciais hídricos do Distrito Federal, o Lago de Santa Maria (PNB) e o Lago do Descoberto (próximo à FLONA).
O manifesto traz ainda uma preocupação com a conservação ambiental, que foi tratada de forma secundária na proposta de privatização. Segundo a proposta, apenas 3% das receitas serão destinadas à conservação das reservas.
O mais importante para os manifestantes que defendem a FLONA e o PNB é garantir que a gestão continue pública, fortalecendo assim o interesse social, a conservação do meio ambiente e a proteção dos mananciais.