Na última sexta-feira (14), a empresa Fratelli Ambiental promoveu um evento de lançamento em Tijucas do Sul (PR), para que autoridades e empresários conhecessem de perto uma inovação histórica.
A Fratelli Ambiental desenvolveu máquina de compostagem acelerada, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), equipamento de alta tecnologia que transforma todo e qualquer lixo orgânico em adubo. Esta solução ambiental é para o tratamento dos resíduos orgânicos e leva apenas 45 minutos para virar adubo classe A de ótima qualidade.
A tecnologia 100% nacional é disponibilizada pela empresa, sediada no Paraná. Ela permite a transformação de qualquer resíduo orgânico em adubo.
Podem ser usados na produção de fertilizantes desde descartes animais gerados em frigoríficos – como ossos e carcaças –, até sobras de alimentos consumidos nas residências – como cascas de vegetais e de ovos, restos lácteos e cítricos, além de folhas e galhos de podas de árvores, lodo de estação de tratamento de esgoto, entre outros resíduos orgânicos.
O vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana, se impressionou com o que viu e elogiou a iniciativa.
“Essa é uma solução que pode reduzir sensivelmente o volume de resíduos encaminhados para os aterros sanitários que estão saturados, gerando problemas não só ambientais, mas também para a saúde pública”, comentou o governador em exercício.
“Nós, como Estado mais sustentável do Brasil e um dos territórios mais sustentáveis do mundo, junto com uma província do Japão, temos que nos preocupar com meio ambiente e sustentabilidade. Porque é isso que nos garante vender alimentos para outros países. Por isso essa é uma solução interessante para o lixo orgânico”, completou Piana.
“Nossa tecnologia visa dispor de um programa de governo em que a gente possa estar em todos os municípios do estado do Paraná, visando que consiga colocar a situação dos orgânicos, lixão e aterros sanitários na condição de zero dispensa de orgânico”, afirma Sérgio Wozniak, diretor comercial.
“Tecnologia 100% brasileira. E que começou pelo meu estado, São Paulo, e essa inovação tecnológica veio para abraçar toda a agricultura familiar que se faz presente em todo o nosso estado”, afirma Washington de Souza, diretor técnico.
A tecnologia da Fratelli Ambiental já chegou à Europa e caminha para aterrissar nos EUA e na Ásia. No Brasil já atua no Paraná, Minas Gerais, Tocantins e São Paulo, com atuação em seguimentos públicos e privados.
Confira os melhores momentos da apresentação: