Home Distrito Federal MPDFT faz visita técnica na Pediatria do Hospital Regional de Santa Maria...

MPDFT faz visita técnica na Pediatria do Hospital Regional de Santa Maria para entender cenário de sazonalidade

0
Finalidade é verificar quais as possibilidades para melhorar a assistência às crianças
Jurana Lopes
Nesta terça-feira (23), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu uma visita técnica de membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O objetivo foi verificar de perto a situação da Pediatria neste momento de sazonalidade das doenças respiratórias. Os promotores foram até as alas do Pronto-Socorro Infantil, box de emergência e enfermarias pediátricas, localizadas no 1º andar do hospital.
“Essa visita do MPDFT nos traz um pouco de alívio e nos dá esperança de que iremos conseguir melhorar as estratégias de trabalho no enfrentamento à sazonalidade da Pediatria. Hoje, nosso RH faz além de sua capacidade para garantir o melhor atendimento possível às crianças que buscam atendimento aqui”, destaca a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.
Todos os anos o MPDFT costuma fazer inspeções e visitas técnicas nos hospitais do Distrito Federal para avaliar o contexto encontrado e trabalhar possíveis estratégias para cobrar soluções aos órgãos públicos, como Secretaria de Saúde e prefeituras de municípios vizinhos do Entorno que também utilizam do serviço ofertado no Distrito Federal.
Os promotores de Justiça Bernardo Matos, representando a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), Vinícius Bertaia e Pedro Mendes, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) estiveram no HRSM para fazer a inspeção.
Segundo o promotor de justiça Vinícius Bertaia, a ideia da visita é ver como é a situação atual do atendimento pediátrico na enfermaria e pronto-socorro infantil do HRSM. Além de entender quais são as dificuldades que a unidade hospitalar está enfrentando, principalmente, a relação do hospital com o Entorno Sul.
“Queremos analisar a possibilidade de tentar contornar com medidas de curto, médio e longo prazo a sazonalidade, repensando não só o atendimento atual, mas também, medidas para o futuro, para evitar que os mesmos problemas se repitam em uma nova sazonalidade”, explica.
Além disso, Bertaia ressalta a importância de buscar saídas, inclusive, levando até para a Secretaria de Saúde as necessidades que o Hospital Regional de Santa Maria, gerenciada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), têm para que funcione em rede o serviço buscando uma medida de melhor solução.
Após conversar com os gestores do HRSM, o promotor Bernardo Matos também ficou preocupado com a grande quantidade de crianças que os municípios vizinhos encaminham para o hospital e disse que vai cobrar medidas de atuação junto aos prefeitos de Goiás.
Na avaliação da pediatra e chefe do serviço de Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPED), Lara Vieira, a visita é super positiva para o HRSM. “Conseguimos mostrar nossa atuação diante da sazonalidade, pois aqui não medimos esforços para prestar a melhor assistência às crianças”, conclui.
Fotos: Jurana Lopes/IgesDF

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile