Home Distrito Federal Omar Aziz destaca contradições no modelo econômico brasileiro durante palestra ao Lide...

Omar Aziz destaca contradições no modelo econômico brasileiro durante palestra ao Lide Brasília

0

O senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que os impasses em torno da reforma tributária estão mais ligados a “questões pessoais” que ao interesse público. “Basta a gente tirar questões do nosso ponto de vista para que possamos trabalhar e aprovar a reforma e as matérias de interesse da população”, destacou, durante a palestra “O Congresso e a Agenda Econômica: Governabilidade & Crescimento Econômico”, proferida aos membros do Lide Brasília, na tarde desta terça-feira (30), no Lago Sul.

Presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado, Omar Aziz colocou em xeque vários impasses hoje existentes no Legislativo. “Se você perguntar a todos os 513 deputados e aos 81 senadores se são a favor da reforma tributária, todos são. Então, por que que ela não sai? Se você perguntar se querem acabar com a fome, todo mundo vai dizer que sim. O que está faltando para que um País como o nosso retome o crescimento e possa gerar emprego e renda?”, questionou.

“A economia brasileira tem enorme potencial, mas enfrenta desafios e obstáculos. O Brasil está em situação de risco, com mais de 30 milhões de pessoas que não conseguem comer três refeições por dia. Isso é culpa de quem? Nossa”, avaliou, identificando a raiz do problema. “Não se fazem leis que beneficiem mais as pessoas”, definiu.

“Vamos deixar as picuinhas de lado e fazer leis para beneficiar a nação. Muita gente não passou por nada, não viu nada e acha que o empresário é rico, mas não trabalhou, não se sacrificou, não se esforçou. Olham para o político como se todo mundo fosse igual. Demonizam o político e o empresário. Na verdade, se a gente se unir, vamos gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida do brasileiro”, destacou.

Com as regras do Arcabouço Fiscal definidas, o governo agora tem um balizador para gastar melhor, avalia o senador. “Isso dá credibilidade e segurança para quem quer investir, mas precisamos ter atenção à quebradeira que está havendo nos municípios”, destacou, ao abordar a necessidade de uma reforma tributária mais equilibrada.

Por fim, Omar Aziz agradeceu a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. “Eu era governador e ele era prefeito de São Paulo quando fundamos, junto com outros companheiros, o PSD, que tem hoje a maior bancada do Senado e uma das maiores na Câmara. A tendência do PSD é crescer, porque somos coerentes”, avaliou.

*Homenagens ao senador*
Para o empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília, o almoço-debate trouxe importantes pontos para reflexão. Ele também saudou a imprensa, pela atuação para impedir o corte do Fundo Constitucional do DF. “Quero agradecer à imprensa brasileira durante a luta que tivemos em defesa do fundo, para que as mudanças aprovadas na Câmara dos Deputados fossem retiradas do texto no Senado. Quero dar um abraço na governadora Celina Leão, também uma lutadora neste sentido. Seu trabalho na Câmara, no Senado, no Congresso, foi vital, importantíssimo”, disse.

Paulo Octávio também destacou a aprovação da concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz. “Gostaria de convidar a governadora Celina Leão e o deputado distrital Chico Vigilante, porque foi votado em Brasília, na Câmara Legislativa, um reconhecimento, um projeto de gratidão”, disse, antes de passar a palavra ao deputado distrital Chico Vigilante (PT), que detalhou a homenagem, proposta pelos deputados distritais Robério Negreiros (PSD) e Jorge Vianna (PSD, que esteve no almoço.

“Senador, por maioria absoluta, em dois turnos, nós aprovamos a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília. Quero agradecer muito pelo que fez por nossa cidade e vamos marcar o dia da entrega. E já convido todas as autoridades e empresários que estão aqui para comparecer no dia da entrega do título”, completou o parlamentar. A governadora em exercício, Celina Leão, destacou a justiça da homenagem. “O senhor não é senador somente do Amazonas. O senhor também é senador do DF”, destacou. “Quando o senhor virou cidadão honorário de Brasília, quem fica mais importante é o Distrito Federal. O gesto que o senhor fez é impagável”, acrescentou.

Omar Aziz preferiu dividir a homenagem com todos os que trabalharam pela manutenção das regras do FCDF. “Eu só fui um instrumento, naquele momento, para tentar ajudar. Somos políticos para isso. Não fiz favor a Brasília. Fiz a minha obrigação. Aquilo que não desejo para o meu estado, não quero para outro. Fui governador e sei da intranquilidade que uma mudança causa ao cidadão que precisa dos serviços essenciais de uma cidade. Quando falta dinheiro em uma cadeia produtiva, ela vai desmoronar. Isso tem acontecido muito e eu espero que isso não aconteça mais daqui para frente”, completou.

O almoço do Lide Brasília contou com a presença do desembargador Roberval Belinati, que preside o presidente do Tribunal Regional Eleitoral; dos senadores Ângelo Coronel (PSD-BA), Otto Alencar (PSD-BA), Sérgio Petecão (PSD-AP), Irajá (PSD-TO), Eduardo Gomes (PL-TO), Izalci Lucas (PSDB-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e Leila Barros (PDT-DF); dos deputados federais Alberto Fraga (PL-DF), Antônio Britto (PSD-BA), Átila Lins (PSD-AM) e Gilvan Máximo (Republicanos-DF); dos secretários de estado Agaciel Maia, Cláudio Abrantes, Gisele Ferreira, Itamar Feitosa e José Humberto Pires de Araújo; e de presidentes de entidades empresariais, como Adalberto Valadão Junior (Sinduscon-DF), Álvaro Silveira Júnior (Sindiatacadista-DF), Fernando Brites (ACDF); Jamal Bittar (Fibra); José Aparecido (Fecomércio-DF); Leonardo Dávila (Codese-DF); Roberto Botelho (Ademi-DF); Sebastião Abritta (Sindivarejista-DF); e general Valério Stumpf, presidente da Poupex/Fundação Habitacional do Exército, entre outros.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile