*Por Donny Silva
O desgoverno de Luis Inácio Lula da Silva (PT) vai de mal a pior, afastando investidores, promovendo demissões e fechamento de empresas, quebrando a economia, promovendo alta absurda dos preços dos combustíveis, alta do preço dos alimentos, prejuízos nas empresas estatais e cumplicidade com decisões inconstitucionais que atentam contra a liberdade de expressão.
E para piorar, repentinamente o Brasil se viu atingido por uma onda de incêndios criminosos que destroem a fauna e a flora, sob o silêncio ensurdecedor da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reconhecidamente mais preocupada em fazer belos discursos no exterior do que buscar soluções imediatas para o crime ambiental que atinge o Brasil. Somente agora o governo do PT resolveu fazer alguma coisa, e claro, desde que envolva muito dinheiro (mais de meio bilhão de reais para combater os incêndios).
O Brasil registrava 1.931 focos de incêndio na 3ª feira (17/9). Os dados são do sistema BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgados nesta 4ª feira (18/9). A Amazônia concentra a maior parcela das ocorrências, com 1.159 –ou 60%. Mato Grosso é o Estado que teve o maior número de queimadas, com 561 focos registrados em 24h. É seguido por Amazonas (398) e Rondônia (243). Todos os 6 biomas do Brasil registraram a incidência de focos de incêndio. O Cerrado teve o 2º maior número, com 429 focos –22,2% do total.
LULA CULPA BOMBEIROS DO DF
Segundo o Poder360, Lula está irritado com as queimadas que atingem o Distrito Federal desde domingo (15/9) e que o petista teria demonstrado em reunião na 2ª feira (16/9) não estar feliz com uma suposta inércia por parte do Corpo de Bombeiros do DF. Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva sobrevoaram o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Parque da Água Mineral, tomado por um incêndio de grandes proporções.
O fogo no Parque Nacional de Brasília continua a consumir a área de proteção ambiental. O local é uma unidade de conservação vinculada ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a entidade, o incêndio florestal foi criminoso.
GOVERNADOR DO DF AGE RÁPIDO
Com o objetivo de ampliar os esforços para debelar o incêndio florestal iniciado no último domingo (15) no Parque Nacional de Brasília, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) aumentou, nesta terça-feira (17), o efetivo empenhado na operação conjunta que envolve o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o Instituto Brasília Ambiental, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Cerca de 640 bombeiros foram acionados para participar do combate e já estão se revezando em campo. Além disso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) cedeu um helicóptero para auxiliar nos trabalhos aéreos.
INÉRCIA LULISTA
Assim como ocorreu com a tragédia no Rio Grande do Sul, tomado por fortes enchentes e que o governo Lula demorou demais para agir, agora o caso se repete na questão dos incêndios. Inércia e letargia lulista contribuíram para o agravamento da situação dos incêndios em todo o Brasil nas últimas semanas.
Foi necessário um ex-membro do seu governo, agora ministro do Supremo Tribunal Federa (STF)l, Flavio Dino, exigir uma série de medidas para combater o descontrole das queimadas em praticamente todos os biomas brasileiros, postura que provocou um mal estar no Palácio do Planalto. Em ato contínuo, Dino autorizou o uso de recursos fora da meta fiscal para combater as queimadas no Pantanal e na Amazônia. Ou seja, liberação de gastos não limitado pelo arcabouço fiscal, sem metas fiscais.
Mas como Lula pode ser tão cara de pau? Inércia do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal? É um desrespeito! Inércia é a do governo lulista e da sua ministra do Meio Ambiente. Inércia é não dar mais estrutura humana e técnica para o ICMBIO.
Os anos de 2023 e 2024 tiveram recordes de queimadas no Cerrado e na Amazônia e a única coisa que estamos ouvindo falar é de reuniões e passeios de helicóptero, que custam uma fortuna.
Não houve prevenção! Não teve investimentos em prevenção e tecnologia! Agora, ficar produzindo “cartilha” para militância ficar colocando a culpa em todo mundo menos na incompetência do próprio governo lulista é muito mais fácil e covarde.
Historicamente falando, o PT de Lula sempre foi contra benfeitorias para o povo. No caso do Distrito Federal, petistas foram contra a implementação do Metrô e da construção de Corumbá IV, durante os governos de Joaquim Roriz.
Recentemente o PT e o PSOL votaram contra o Marco Regulatório do Saneamento Básico, vitaL para o bem-estar da população (no governo de Jair Bolsonaro). Mas faz parte do clichê esquerdista/comunista manter o povo na miséria para que viva das migalhas do governo (basta ver o que ocorre em Cuba, por exemplo).
ATAQUE AOS BOMBEIROS DO DF
Lula, ao atacar os bravos Bombeiros Militares do Distrito Federal, atingiu a todos nós, que moramos e vivemos na cidade. Lula gosta de viajar, comer em ótimos restaurantes, se hospedar em hotéis 5 estrelas e de ser paparicado por autoridades esquerdistas e ditadores. Portanto, pouco se importa se o país está quebrando rapidamente, e pouco fez nos últimos dois anos de governo para a prevenção de acidentes e tragédias.
Dinheiro para a dita “cultura” não falta, mas dinheiro para ampliar o número de brigadistas, bombeiros, compra de equipamentos e de sistemas de monitoramento para evitar tragédias, não tem. O governo Lula não sabe evitar tragédias porque já é, por si só, uma tragédia anunciada.
Lula, que notoriamente não gosta de ler livros nem assistir noticiários sérios, ainda desconhece os bombeiros do DF, que já ajudaram outros estados e até países que sofreram tragédias.
REPÚDIO
Lula não reconhece o valor dos bombeiros militares assim como estupidamente não reconhece o valor das escolas cívico-militares. Deveria pedir desculpas publicamente aos Bombeiros do DF, e se a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) fosse atenta à quem ofende nossa cidade, já deveria ter se pronunciado a respeito, ter emitido um Nota de Repúdio contra a declaração de Lula que atingiu em cheio os profissionais mais queridos e respeitados de nossa cidade, que salvam vidas e protegem patrimônio alheio.
Em resumo, Lula vive uma boa vida graças ao Brasil que ele desconhece.
Lula, respeite os bombeiros militares do Distrito Federal e do Brasil.
*Donny Silva é brasiliense, Administrador, Jornalista e Teólogo