O deputado distrital Rogério Morro da Cruz protocolou no último dia 3, projeto que cria o Programa Proteção para a Vida (PPV/DF), com a finalidade de conscientizar os estudantes dos ensinos fundamental e médio sobre a importância de adotar hábitos saudáveis.
Isso será alcançado por meio do compartilhamento de experiências de voluntários que convivem com sequelas decorrentes de acidentes de trânsito, doenças relacionadas ao uso abusivo de drogas (lícitas ou não) e danos à saúde causados por comportamentos prejudiciais ao bem-estar físico e mental.
A proposta se deu devido aos índices de mortes, acidentes e adoecimentos evitáveis na sociedade contemporânea são alarmantes. Um exemplo preocupante é a violência no trânsito, que é considerada uma epidemia devido à sua amplitude e consequências para os indivíduos, famílias e a sociedade em geral.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano devido à acidentes de trânsito, o que corresponde a 25% das causas externas de mortalidade em nível global. Se não forem adotadas medidas preventivas efetivas, principalmente nos países em desenvolvimento, prevê-se um aumento de 40% nesses números até 2030.
“Tenho me empenhado para que estes números sejam reduzidos e que atual geração e as próximas não sejam vítimas de sequelas causadas por acidentes e uso de drogas” destaca o parlamentar.