Home Distrito Federal PSD, um histórico de sucessos também no DF

PSD, um histórico de sucessos também no DF

0

renatoeRosso

Os mais jovens e os menos interessados pela política nacional devem imaginar que o Partido Social Democrático (PSD), é “coisa nova” em nosso cenário político. Pois, muitos consideram a legenda como tendo surgido apenas no ano de 2011, e pelas mãos do então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Fossem apenas esses poucos anos, os da existência do PSD, já lhe sobrariam motivos para atrair a atenção das pessoas que se interessam pela política, bem como, também, por significativa e crescente parcela de nosso eleitorado que começa a “tomar gosto pela coisa”.
Como nada acontece por acaso e tudo na vida tem uma razão de ser. Ou, como dizia a velha raposa política maranhense, que foiconstituinte e deputado federal, em 1946, pelo PSD, Vitorino Freire: “Jaboti não sobe em árvore. Se subiu, foi enchente ou mão de gente”. Assim é, também, a história do PSD.
Fundado em 1945 e tendo sido incorporado ao PTB em 2003, ressurgiu no ano de 2011 por iniciativa de Gilberto kassab.
A melhor escola de política

O professor da Universidade de Brasília (UnB) e cientista político, Paulo Kramer, costuma afirmar que“ai das democracias representativas, o que é o nosso caso, não fossem os políticos profissionais e os partidos por eles constituídos”.
Seguindo essa linha, a jornalista, comentarista de política e Mestra em Ciências Políticas, Lúcia Hipólito, em uma das suas mais elogiadas obras,“PSD de Raposas e Reformistas”, publicado pela Editora Paz e Terra e premiado como melhor obra de ciência política pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), afirma ter sido o velho PSD“a melhor escola de política que o Brasil já teve”.Vale lembrar que além de Vitorino Freire, foram do PSD, dentre outros, Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães.
É do conhecimento de todos que Gilberto Kassab, o que refundou do PSD atual, foi por duas vezes prefeito de São Paulo, mas poucos sabem, por exemplo, que de seus setes irmãos, oito com ele, apenas uma não se formou pela prestigiosa Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a USP.
Veja o que diz trecho da “revista da folha”, de 28/09/2008, sobre os Kassab naquela instituição de ensino:“O sobrenome Kassab é quase uma dinastia na Escola Politécnica da USP. Dos oito irmãos, sete são engenheiros diplomados pela Poli. A única que não estudou lá foi Márcia, que é fonoaudióloga”.
Forte como antes
Em apenas um ano de sua fundação, em 2011, o PSD já era terceira bancada na Câmara dos Deputados,e foi o partido que mais elegeu prefeitos no Nordeste em 2012,por exemplo. No total, a legenda saiu de primeira eleição municipal na 4ª posição, com498prefeitos eleitos, inclusive de uma importante capital,Florianópolis. Além de vários vice-governadores, como Guilherme Afif, de São Paulo, por exemplo, hoje ministro de Estado.
O Distrito Federal faz parte desta historia
Além de oferecer o vice Renato Santana, na chapa do governador eleito Rodrigo Rollemberg, do PSB, o PSD no DF elegeu o ex-governador Rogério Rosso, que também é fundador e presidente da legenda no DF, o segundo deputado federal mais votado nas eleições de 2014.
Além disso, Rosso foi eleito por unanimidade o líder da bancada de 37 parlamentares, na Câmara dos Deputados. Quem acompanha a política local acredita que Rosso, um dos políticos que mais conhece o DF, suas demandas e alternativas, será tão importante no governo que terá início em 1º janeiro de 2015, como a história prova que é o seu partido, o velho e o novo PSD.
Por Francisco Lima Jr. e Odir Ribeiro
Fonte: Blog do Odir

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile