Home Distrito Federal Revista de Iniciação Científica do CEUB alcança classificação B2 pelo Qualis Capes

Revista de Iniciação Científica do CEUB alcança classificação B2 pelo Qualis Capes

0

 

Resultado comprova a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo centro universitário, adequadas às normas técnicas e éticas da metodologia científica nacional 

Na avaliação mais recente divulgada pelo Qualis Capes, a Revista do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Brasília (CEUB) alcançou, de forma inédita, a categoria B2, sendo considerada um periódico de excelência nacional. A avaliação ganhou notoriedade por sua importância no ecossistema das pesquisas, após passar por reformulações e aprimoramentos dos critérios de avaliação. O resultado comprova a qualidade das pesquisas e a dedicação do corpo docente do CEUB.
A classificação B2 e a indexação da Revista do Programa de Iniciação Científica do CEUB no Qualis são dois dos maiores reconhecimentos obtidos pela publicação, que é avaliada quadrienalmente. A editora-chefe do periódico de iniciação científica, Fernanda Vinhaes, explica que o periódico divulga relatórios das pesquisa conduzidas por alunos e professores do CEUB, especialmente originadas de projetos de iniciação científica. Os temas são categorizados nas áreas de ciências exatas, ciências humanas e ciências da vida.
A chave para alcançar essa conquista está na qualidade das pesquisas e na dedicação do corpo docente do CEUB, revela Fernanda Vinhaes. “A classificação B2 no Qualis valida a excelência das pesquisas que realizamos. Da seleção dos projetos ao acompanhamento contínuo do desenvolvimento das pesquisas, temos nos esforçado para manter os mais altos padrões de qualidade. Essa conquista garante que os resultados alcançados estão em concordância com as normas técnicas e éticas da metodologia científica”, celebra.
A iniciação científica no CEUB desempenha papel fundamental para fomentar as pesquisas, defende Vinhaes, acrescentando sua contribuição para a formação continuada. Segundo ela, muitas pesquisas de mestrado e doutorado têm suas raízes na iniciação científica, com linhas que se estendem dos professores da graduação aos níveis mais avançados. “Isso fortalece as pesquisas, amplia os grupos de pesquisa e resulta em produções de alta qualidade para o CEUB”, completa. O CEUB também é responsável pela Revista de Direito, vinculada aos programas de mestrado e doutorado em Direito, que é classificado como A4 pelo Qualis.
Sobre o Qualis Capes
O Qualis Capes, sistema de classificação que avalia publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação, considera critérios como periodicidade, avaliação por pares e indexação. A lista preliminar divulgada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas pelas 49 áreas de avaliação no contexto da Avaliação Quadrienal 2017-2020.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile